Com ênfase nas necessidades do mercado, o Lactec estuda e encaminha soluções para atender às demandas de seus alunos.
Confira os temas principais abordados:
Trata desde os processos de inovação e a análise e o desenvolvimento de tecnologias específicas até a capacitação institucional para geração sistêmica de tecnologia, do nível estratégico ao operacional. Estende-se aos diversos aspectos da transferência de tecnologia, com ênfase para regulamentações e relações interinstitucionais.
Desenvolvimento e implementação de soluções para problemas onde alternativas em hardware são desejadas, incluindo circuitos analógicos e digitais.
Relaciona-se ao estudo, à proposta, à aplicação e à avaliação de metodologias e técnicas de desenvolvimento de sistemas computacionais no contexto de desenvolvimento de Sistemas de Informação. Propõe tanto novas abordagens a serem usadas no desenvolvimento de Sistemas de Informação quanto analisar sistematicamente abordagens já existentes. Além disso, ela cobre também os processos de gestão relacionados a Sistemas de Informação, incluindo os processos de negócio relacionados a Tecnologia da Informação.
Análise dos processos de formulação, implantação e acompanhamento de projetos em tecnologia e inovação. Engloba o desenvolvimento de pesquisas nos temas de processos de produção e difusão da inovação tecnológica. Gestão da propriedade intelectual. Gestão da informação e do conhecimento em processos e projetos científicos, tecnológicos e de inovação. Transferência de informação e conhecimento entre universidade-empresa. Monitoramento de tecnologias voltadas ao desenvolvimento social. Contribuições da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável. Inovação em processos produtivos.
Relaciona tecnologia, meio ambiente e sociedade. Abrange a incorporação das questões ambientais e de desenvolvimento no processo tecnológico.
Enfoca análise, experimentação e desenvolvimento de tecnologias energéticas, aplicáveis nos sistemas convencionais ou alternativos, com ênfase na busca de eficientização energética e de ganhos econômicos e de qualidade.
Caracterização e avaliação de desempenho de materiais para aplicação em engenharia e desenvolvimento de novos materiais.
Desenvolvimento de materiais para diferentes setores de energia com foco em células de combustível, baterias, componentes e processos diversos do setor de petróleo e Biodisel e ainda materiais que visam aproveitamento de energia solar e biomassa. Relação entre os diferentes processos de geração de energia e os materiais que permitem atender às exigências de cada processo.
Estudo e desenvolvimento de materiais metálicos, cerâmicos, poliméricos e compósitos visando aplicações nas mais diversas áreas da engenharia, como engenharia mecânica, elétrica, química e ambiental, passando pelo processamento e caracterização física e química dos materiais, como envelhecimento, degradação, propriedades mecânicas, elétricas, magnéticas, ópticas e térmicas, químicas, morfológicas e estruturais.