Durante muitos anos o modelo de educação tradicional reunia seus principais personagens em um mesmo ambiente físico, onde o conhecimento era transmitido pelo professor a todos os seus alunos de forma simultânea. A educação a distância representou uma quebra destes paradigmas. O conhecimento passou a ser construído em conjunto por personagens, agora separados física e temporalmente, através de interações múltiplas possibilitadas por ferramentas tecnológicas que os unem. Entretanto, a educação a distância sempre esteve cercada de desconfianças, tanto no que se refere à qualidade do ensino ministrado quanto à aceitabilidade dos ex-alunos desta modalidade junto a setores da sociedade. Este trabalho tem como objeto de estudo a avaliação da eficácia dos cursos tecnológicos realizados em educação a distância, para o desenvolvimento de carreira profissional de tecnólogos e outros profissionais. Desde o seu surgimento, a modalidade de educação a distância é alvo de descrenças por parte de setores da sociedade, especialmente no que se refere à qualidade do ensino ofertado e da aceitabilidade, por parte do mercado de trabalho, de um profissional formado nesta modalidade, motivos estes que levaram à presente investigação. A pesquisa foi dirigida aos egressos de uma instituição superior de ensino a distância, com sede física no estado do Paraná, mas que mantém polos de apoio presencial em todos os Estados da Federação. A população avaliada foi constituída por egressos que se formaram entre os anos de 2004 e 2010, em nove cursos tecnológicos (marketing, processos gerenciais, gestão pública, gestão da produção industrial, gestão financeira, gestão comercial, logística, comércio exterior e secretariado) e procurou identificar o grau de contribuição que o curso realizado trouxe ao egresso em termos de: (a) satisfação pessoal na realização do curso, (b) colocação e recolocação profissional e (c) impacto gerado em termos de ganho salarial ou promoção. Os resultados mostram que o mercado já reconhece a qualidade deste tipo de profissional, além das distribuições estatísticas relacionadas a aspectos sociais e pessoais dos egressos.
For many years the traditional educational model met its main characters in the same physical environment, where knowledge was transmitted by the teacher to all students simultaneously. The distance education represented a breach of these paradigms. The knowledge has to be built jointly by the characters, now separated physically and temporally, through multiple interactions made possible by technological tools that unite them. However, distance education has always been surrounded by distrust, both in terms of teaching standards about the acceptability of the alumni of this modality with the sectors of society. This work aims to evaluate the effectiveness of technological courses on distance education modality, for the career development of technologists and other professionals. Since its inception, the modality of distance education is the target of disbelief on part of sectors of society, especially with regard to the quality of education offered and the acceptability by the labor market for a professional trained in this modality. All these reasons led to this investigation. The survey was addressed to graduated students from a superior institution with distance learning, based on Parana State, that maintains support centers in all states. The population studied consisted of people who graduated between 2004 and 2010 in nine technological courses (marketing, management processes, public governance, management of industrial production, financial management, sales management, logistics, foreign trade and secretariat) and sought to identify the degree of contribution that was brought from the graduation course in terms of: (a) personal satisfaction in the completion of the course, (b) placement and outplacement and (c) impact generated in terms of salary or gain promotion. The results show that the market already recognizes the quality of this type of professional, in addition to statistical distributions related to social and personal aspects of the graduated professionals.
Data da defesa: 15/12/2012
Banca Examinadora
Orientador(a): Eduardo Marques Trindade (PRODETEC)
Membro da Banca: Alexandre Rasi Aoki (Lactec)
Membro da Banca: Maurício Pereira Cantão (PRODETEC)
Membro da Banca: Viviane Maria Penteado Garbelini (UNINTER)
Palavra(s)-Chave: Educação à distância. Eficácia. Curso tecnológico. Empregabilidade. Carreira Profissional.
Keywords: Distance education. Efficacy. Technological course. Employability. Professional career.