Publicada em

14/12/2012

Maria Thereza De Oliveira Bond

86 – Estruturação de gerenciamento de análise de cargos e competências em instituições de ensino a distância

Resumo

A Gestão de Pessoas é vista atualmente como uma das principais ferramentas para o diferencial competitivo das empresas. A adequação das pessoas com o cargo que exerce é peça fundamental para que se desenvolvam os talentos e os potenciais humanos no ambiente de trabalho, gerando melhor produtividade para a empresa e melhor qualidade de vida para o colaborador. Este trabalho tem como objetivo principal pesquisar em uma Instituição de Ensino Superior (IES), os cargos que mais se relacionam com a Educação a Distância (EaD) e realizar uma investigação dos requisitos que cada cargo exige, além dos perfis dos profissionais que os desempenham. Os requisitos e os perfis encontrados refletirão nas competências que cada cargo necessita, considerando as competências como aspectos de conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais. Utiliza-se como premissa básica para tal pesquisa a metodologia da Gestão de Competência de Rogério Leme. Com base neste levantamento foi construído um sistema informatizado para o gerenciamento destas competências o qual poderá ser utilizado em qualquer outra estrutura de ensino superior que se utilize da Educação a Distância como forma de ensino, uma vez que tais organizações se estruturam de forma semelhante entre si. O sistema servirá como indicador das necessidades de treinamento e capacitações nestas organizações, podendo auxiliar também em outros subsistemas da área de recursos humanos.

Abstract

Nowadays people management is seen as one of the main tools for the differential advantage at companies. The adequacy of employees to their role is a fundamental part for talent and human potentials in work environment, raising the productivity and employee life quality. This work has as main objective to research in Group UNINTER, Superior Education Institution (SEI),the professional positions that are more related to Distance Education (DE) and conducts an investigation of the requirements that each job requires and also the profiles of the related professionals. The requirements and profiles found reflect the skills that each job requires considering aspects of knowledge, skills and attitudes of the professionals. It was used as a basic premise for such research the methodology of Management Competence from Rogerio Leme. Based on this survey it was constructed a computerized system for management of these skills which can be used in any other structure of higher education that use distance education as a way of teaching, since such organizations are structured similarly to each other. The system will serve as an indicator of the needs for training and capacity building in these organizations and may also assist other subsystems of the human resources area.

Data da defesa: 14/12/2012

Banca Examinadora

Orientador(a): Eduardo Marques Trindade (PRODETEC)
Membro da Banca: Alexandre Rasi Aoki (Lactec)
Membro da Banca: Maurício Pereira Cantão (PRODETEC)
Membro da Banca: Mario Sérgio Cunha Alencastro (UNINTER)

Palavra(s)-Chave: Competências. Cargos. Educação a Distância. Treinamento.

Keywords: Skills. Business. Distance Education. Training.

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