O Ministério do Meio Ambiente estabeleceu em 2002 o PROMOT – Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares. O PROMOT determinou limites de emissões para os gases de exaustão provenientes desses veículos, atendo-se às emissões de CO (monóxido de carbono), THC (total de hidrocarbonetos) e NOx (óxidos de nitrogênio). No entanto, não foram estabelecidos limites para os aldeídos. Atualmente a legislação também não prevê metodologia para medição desses compostos nessa classe de veículo automotor. Na literatura disponível não foram encontrados estudos conclusivos a respeito de aldeídos em ciclomotores e motociclos. Para os países emergentes, em especial para o Brasil, este estudo é muito importante, tendo em vista as características do combustível, a entrada no mercado de motociclos “flex fuel”, e o crescente aumento da frota de motos, provocado pelo preço atrativo e pelas flexíveis condições de financiamento. Para efeitos de saúde pública, os aldeídos são classificados como irritantes e narcóticos. Sua neurotoxicidade é comprovada em altas concentrações na atmosfera. Concentrações menores irritam as mucosas dos olhos, do nariz e provocam constrição dos brônquios. A presente pesquisa apresenta resultados de testes em dinamômetro de chassis, conforme metodologia estabelecida pelo CONAMA, das emissões regulamentadas (CO, THC e NOx) e dos aldeídos (acetaldeído e formaldeído) em uma amostra de motociclos, contemplando indivíduos das fases M1, M2 e M3 do PROMOT. Sendo que um dos motociclos da fase M3 continha a tecnologia “flex fuel”, propiciando a realização de testes com diferentes teores de etanol no combustível. Os métodos aplicados para determinar e quantificar os compostos se mostraram eficazes. Os resultados finais são comentados e apresentados, contemplando as emissões instantâneas coletadas antes e após o catalisador, com uso da técnica FTIR (espectroscopia na região do infravermelho com transformada de Fourier), e quantificados pela técnica de cromatografia em fase líquida. Os valores médios da emissão de aldeídos totais, utilizando-se de gasolina de referência, foram de 19,05 mg/km, 16,49 mg/km e 3,99 mg/km, respectivamente, para as fases M1, M2 e M3. Os resultados demonstraram que as emissões de aldeídos em motociclos não são desprezíveis e merecem atenção.
The Brazilian Ministry for Environment established in 2002 the Air Pollution Control Program for motorcycles (PROMOT) which established exhaust gas emission limits for CO (carbon monoxide), THC (total hydrocarbons) and NOx (nitrogen oxides). However, limits for aldehydes have not been established. Also, the current legislation does not present a specific methodology to measure these compounds in motorcycles and conclusive studies about aldehydes in mopeds and motorcycles have not been found in the existing literature. For emerging countries, especially in Brazil, this study is very important, considering the fuel characteristics, the introduction of flex fuel motorcycles into the market, and the growing number of motorcycles, due to attractive prices and flexible payment conditions. For purposes of public health, aldehydes are classified as irritants and narcotics. Its neurotoxicity is well established in high concentrations in the atmosphere. Smaller concentrations irritate eye and nose mucosae, and cause bronchoconstriction. This research presents chassis dynamometer tests results, in accordance to the National Environmental Council (CONAMA) methodology. Regulated emissions (CO, THC and NOx) and aldehydes (acetaldehyde and formaldehyde) have been measured in PROMOT M1, M2 and M3 phase motorcycles with reliable results. The phase 3 motorcycle was Flex-fuel and was tested with different ethanol/gasoline blends. The FTIR technique was used to determine pre and post catalytic converter emissions and the liquid-phase chromatography technique was applied as well. Average values for total aldehydes emissions, were 19.05 mg/km, 16.49 mg/km and 3.99 mg/km, respectively, for the M1, M2 and M3 phases. The results demonstrated that aldehyde emissions in motorcycles are not negligible.
Data da defesa: 29/10/2012
Banca Examinadora
Orientador (a): Renato de Arruda Penteado Neto (Lactec)
Membro da Banca: Kleber Franke Portella (Lactec)
Membro da Banca: Maurício Pereira Cantão (PRODETEC)
Membro da Banca: Tadeu Cavalcante Cordeiro de Melo (PETROBRAS)
Palavra(s)-Chave: Emissões veiculares. Aldeídos. Motociclos.
Keywords: Vehicular emissions. Aldehydes. Motorcycle.