Para que a pequena empresa reaja a um crescente mercado competitivo e um cenário de globalização, se faz necessário uma transformação nas pequenas empresas tornando-as uma sociedade baseada na informação e no conhecimento, bem como fazendo com que a informação se torne uma ferramenta fundamental no processo inovativo destas organizações. Para que este novo ambiente ocorra, esta informação deve se valer da tecnologia adequada, a fim de produzir respostas de acordo com as necessidades da organização, de forma rápida e eficaz. Neste sentido o este estudo analisa um conjunto de técnicas, métodos e ferramentas para se montar um modelo de suporte a decisão estratégica que abranja toda esta tecnologia para a pequena empresa. O sistema desenvolvido se baseia em três ferramentas, sendo a primeira ferramenta, o On-Line Analytical Processing, a qual permite ao usuário realizar análises sofisticadas, gerando um maior conhecimento, do usuário, sobre os negócios da pequena empresa. A segunda ferramenta é o Data Warehouse, que irá incorporar além dos bancos de dados operacionais, os bancos de dados das informações gerenciais. A terceira ferramenta é o Data Mining que possibilita uma análise de dados que são armazenados, durante a existência da empresa, permitindo criar padrões, tendências, revelando perfis de comportamento de clientes, permitindo a pequena empresa adotar estratégias de seus negócios. Por fim é apresentada uma aplicação que parametriza a maneira que uma pequena empresa se comporta em relação ao seu mercado atual e ganhos futuro de mercado.
For the small business react to an increasingly competitive market and an environment of globalization, it is necessary a transformation in a small business making them into a society based on information and knowledge, and making the information becomes a fundamental tool in the innovation process in companies. For occurrence of this new environment this information should take advantage of appropriate technology, so it can produce responses according to the needs of the organization, quickly and effectively. In this sense, this study examines a set of techniques, methods and tools in order to be assembling a model that covers all this technology to provide the necessary support for small business. The developed system is based on three techniques. The first tool is the On-Line Analytical Processing that allows the user to perform sophisticated analysis, generating greater knowledge of the user, over the affairs of small business. The second tool is the Data Warehouse, which will include the operational databases and the database management information. The third tool is the Data Mining that allows an analysis of data that is stored during the existence of the company, enabling it to create patterns, trends, revealing customer’s profiles and behavior, allowing small businesses to adopt strategies for their businesses. And finally it is shown an application that will parameterize the way small business will behave in relation to its current market and future market gains.
Data da defesa: 09/04/2010
Banca Examinadora
Orientador: Alexandre Rasi Aoki ( Lactec)
Membro da Banca: Vóldi C. Zambenedetti (Lactec)
Membro da Banca: Rodrigo Jardim Riella (Lactec)
Membro da Banca: Carlos Henrique Valério de Moraes (UNIFEI)
Palavra(s)-Chave: Pequenas Empresas; Sistemas de Apoio à Decisão; Mineração de Dados.
Keywords: Data Warehouse; On-Line Analytical Processing; Business Intelligence.