Publicada em

18/12/2009

Ricardo Brasil Correa Da Cunha

37 – Avaliação técnico-ambiental do uso de biodiesel de palma, soja e óleo de frango em grupo gerador acionado por motor de ciclo diesel

Resumo

A cada dia, o mundo se desenvolve com maior dinamismo, necessitando cada vez mais de uma maior disponibilidade de energia para poder acompanhar esse desenvolvimento. Neste sentido, é muito importante a diversificação da matriz energética, que nos dias atuais é fortemente dependente de fontes fósseis, que têm como característica o grande potencial poluidor da atmosfera, passando assim, a serem adotadas fontes alternativas menos poluentes, como é o caso do biodiesel. No contexto brasileiro, o biodiesel pode ser um vetor de desenvolvimento e geração de energia em regiões com altos índices de poluição, e de carência no fornecimento de energia, que é um importante precursor de desenvolvimento. O presente trabalho buscou avaliar o desempenho e as emissões legisladas de um motor estacionário utilizado em um grupo gerador de ciclo Diesel, onde foram avaliados três diferentes tipos de biodiesel (soja, palma e óleo de frango), em misturas com diesel metropolitano nas proporções B0 (diesel vendido nos postos), B20, B30, B50, B80 e B100 (biodiesel puro) dando assim, a possibilidade de seu uso em três diferentes situações ou panoramas distintos. O primeiro deles é o da utilização do biodiesel de soja por empresas localizadas em regiões próximas aos locais de produção dessa commodity, que necessitam utilizar grupos geradores em horários de pico visando à redução de custos com a conta de energia elétrica. O segundo panorama é o das regiões remotas no interior da Amazônia, que dispõe de um grande potencial de produção de biodiesel de palma e uma grande quantidade de vilas e comunidades que ainda não têm acesso à energia elétrica. O terceiro panorama é o da região sul do Brasil, que concentra a maior cadeia de produção de frango do país, gerando todos os dias uma enorme quantidade de resíduos que podem ser utilizados na produção de biodiesel, podendo também, abastecer grupos geradores de energia elétrica. Para esse trabalho, foram avaliados somente os aspectos técnicos e ambientais, não sendo, portanto, avaliados os aspectos econômicos. Os três tipos de biodiesel, de maneira geral, se comportaram de forma satisfatória. Em todos os casos, o motor apresentou desempenho mecânico semelhante ao do diesel, e no que diz respeito às emissões, verificou-se uma forte redução nos níveis de hidrocarbonetos, monóxido de carbono e no material particulado, apresentando também, em alguns casos, redução nas emissões dos óxidos de nitrogênio.

Abstract

Every day the world develops rapidly requiring increasingly availability of energy to continue this development. Thus, it is very important to diversify energy sources, which nowadays are heavily dependent on pollutant fossil fuels, and adopt alternative and cleaner energy sources, such as biodiesel. Regarding the Brazilian context, biodiesel can be a vector of development in regions with scarcity of energy supply and play an important role to reduce pollution emissions in power generation facilities. This study aimed to evaluate the performance and emissions from a Diesel electric generator unit. Three different types of biodiesel (from soybean, palm, and chicken oil), blended with metropolitan diesel in proportions B0 (pure diesel), B20, B30, B50, B80 and B100 (pure biodiesel) have been studied. Three scenarios have been considered. The first scenario covered the use of soy biodiesel for electric generation purposes, mainly during peak hours, in order to reduce the electricity bill. The second scenario considered the use of palm biodiesel in the Amazon remote area, which is not connected to the Brazilian national electricity grid and may play an important role on local social development. The third scenario studied the southern region of Brazil, which concentrates the largest chain of chicken production in the country, creating every day a huge amount of waste that can be used to produce biodiesel and supply the power generation market. This study has been focused on technical and environmental aspects and did not cover economic aspects. The three types of biodiesel, in general, behaved satisfactorily. In all cases, the engine presented similar mechanical performance, and with regard to emissions, there was a sharp reduction in the levels of hydrocarbons, carbon monoxide and particulate matter, and also provided, in some cases, reduction in oxide emissions.

Data da defesa: 18/12/2009

Banca Examinadora

Orientador:  Renato de Arruda Penteado Neto (Lactec)
Membro da Banca:  Mauricio Pereira Cantão (Lactec)
Membro da Banca:  Dmitri Vlassov (Lactec

Palavra(s)-Chave: Biodiesel; Gerador Diesel; Emissões e Desempenho.

Keywords: Biodiesel; Diesel Generator; Emissions and Performance.

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