O aquecimento global tem se acelerado e aumentado nas últimas décadas devido à crescente industrialização e ao aumento do consumo de bens e serviços. De maneira positiva, o tema do aquecimento global tem ganhado cada vez mais espaço nas agendas governamentais, sociedades empresariais e também por entidades da sociedade civil. Dentre os assuntos abordados para se frear o crescente aumento das emissões de gases do efeito estufa que são os responsáveis pelo aquecimento do planeta, está a adoção da tecnologia de mobilidade elétrica nas atividades econômicas, como os serviços de transporte, que são fundamentais para o deslocamento de pessoas e mercadorias. No atual cenário brasileiro, a utilização da mobilidade elétrica nas atividades econômicas ainda é pequena, principalmente nas atividades de transporte que é a atividade responsável pelos maiores índices de emissões de gases poluentes durante a sua operação no Brasil. Diante deste cenário, a pesquisa visa contribuir com o setor brasileiro de mobilidade elétrica auxiliando no fomento e na disseminação do uso de veículos elétricos, propondo ações práticas de políticas públicas como: regulações, investimentos de infraestrutura e estímulos fiscais, que estão sendo embasados na análise das iniciativas aplicadas nos mercados americano, europeu e asiático, que atualmente, são os líderes globais no que se refere à utilização, comercialização e produção desse tipo de tecnologia.
Global warming has accelerated and increased in the recent decades due to increasing industrialization and increased consumption of goods and services. In a positive way, the theme of global warming has gained more space in government agendas, business societies and also by civil society entities. Among the issues addressed to curb the increase in greenhouse gas emissions, which are responsible for global warming, is the adoption of electric mobility technology in economic activities, such as transportation services, which are fundamental for the displacement of people and goods. In the current Brazilian scenario, the use of electric mobility in economic activities is still small, especially in transportation activities, which is the activity responsible for the highest rates of polluting gases emissions during its operation in Brazil.
In view of this scenario, the research aims to contribute to the Brazilian electric mobility sector, assisting in the promotion and dissemination of the use of electric vehicles, proposing practical actions of public policies such as: regulations, infrastructure investments and fiscal stimulus, which are being based on the analysis of the initiatives applied in the American, European and Asian markets, which are currently the global leaders in the use, marketing and production of this type of technology.
Data da defesa: 20/04/2022
Banca Examinadora
Orientador (a): Ana Paula Oening (Lactec)
Membro da Banca: Débora Cintia Marcilio (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Kazumi Yamakawa (Lactec)
Membro da Banca: James Alexandre Baraniuk (UFPR)
Palavra(s)-Chave: Mobilidade elétrica; Transporte; Política de mobilidade; Regulações internacionais.
Keywords: Electric mobility; Transportation; Mobility policy; International regulations.