Publicada em

22/02/2022

Eduardo Casarin

345 – Desenvolvimento de metodologia de otimização de rotas para manutenção de redes de distribuição de energia elétrica utilizando caminhão elétrico

Resumo

As atividades de manutenções das redes de distribuição de energia elétrica constituem-se como uma ferramenta na busca pelo atendimento dos anseios da sociedade por um sistema de fornecimento de eletricidade cada vez mais robusto. Os indicadores regulados impõem às concessionárias de distribuição de energia elétrica a frequente manutenção em suas redes e investimentos nas manutenções. Atualmente as manutenções são realizadas utilizando-se caminhões equipados com cestas aéreas e alimentados com combustível fóssil e sem uma roteirização visando o menor deslocamento e o menor custo possível para atender na íntegra as atividades de manutenções necessárias. A inserção de novas tecnologias como os caminhões elétricos traz questionamentos acerca da viabilidade da substituição dos caminhões movidos à combustível fóssil por modelos movidos a energia elétrica. Neste trabalho é desenvolvida uma metodologia de roteirização aplicada a um caminhão elétrico equipado com cesta aérea em atividades de manutenções de redes de distribuição de energia elétrica nas cidades de Mairiporã e Atibaia, ambas do Estado de São Paulo. O trabalho visa analisar os limites de deslocamentos do caminhão elétrico diante da autonomia da bateria e se existe ou não a necessidade de recargas intermediárias. A metodologia proposta atende aos objetivos uma vez que com sua aplicação obtém-se a menor rota possível, realizando todas as atividades previstas e identificando a necessidade ou não de recargas intermediárias.

Abstract

The maintenance activities of the electricity distribution networks constitute a tool in the search for meeting the desires of society for an increasingly robust electricity supply system. The regulated indicators require electricity distribution concessionaires to frequently maintain their networks and invest in maintenance. Currently, maintenance is carried out using trucks equipped with aerial baskets and fed with fossil fuel and without routing, aiming at the smallest displacement and the lowest possible cost to fully meet the necessary maintenance activities. The insertion of new technologies such as electric trucks raises questions about the feasibility of replacing fossil fuel-powered trucks with electric-powered models. This work develops a routing methodology applied to an electric truck equipped with an aerial basket in maintenance activities of electricity distribution networks in the cities of Mairiporã and Atibaia, both in the State of São Paulo. The work aims to analyze the limits of displacements of the electric truck in the face of battery autonomy and whether or not there is a need for intermediate recharges. The proposed methodology meets the objectives since, with its application, the shortest possible route is obtained, carrying out all the planned activities and identifying the need or not for intermediate recharges.

Data da defesa: 22/02/2022

Banca Examinadora

Orientador (a): Ana Paula Oening (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Luiz Felipe Ribeiro Barrozo Toledo (Lactec)
Membro da Banca: Mariana Kleina (UFPR)

 

Palavra(s)-Chave: Roteirização; Caminhão elétrico; Otimização de rotas; Manutenção; Redes de distribuição de energia elétrica.

Keywords: Scripting; Electric Truck; Route Optimization; Maintenance; Electric Power Distribution Networks.

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