Devido à complexidade e à alta competitividade da economia global, as grandes organizações estão em constante busca de novas práticas e metodologias para que sejam capazes de manter rápidos ciclos de evolução da sua saúde financeira. Muitos modelos e formas de melhoria de processos são discutidas e estudadas pela academia e pelas organizações, o que faz com que sempre haja espaço para revisão de novas práticas e inovações que buscam otimizar os métodos e ferramentas na busca por maior eficiência de custos e aumento da qualidade intrínseca dos processos organizacionais. Mais recentemente, com o advento da transformação digital, torna-se relevante reavaliar as demais práticas e metodologias existentes de forma que venham a maximizar o equilíbrio de esforço, custo e benefício na aplicação de projetos de cunho digital em linhas de negócio cujos processos vêm sendo transformados. Assim, este trabalho construiu, através da consolidação de várias práticas de mercado conhecidas e provadas academicamente, a metodologia DSMM (Digital Squad Management Model) para melhoria contínua aplicada em projetos de automação de processos de negócio, utilizando equipes bastante enxutas. Esta inovadora metodologia, quando aplicada em 27 projetos na área de serviços compartilhados de uma multinacional do ramo químico, não apenas se mostrou viável tecnicamente, mas também trouxe ganhos de 66 dias de prazo e quase 4 horas por mês por projeto se comparado com práticas anteriores da própria empresa em projetos análogos. Além disso, demonstrou seu potencial de replicação para outras empresas, com base em dados de benchmarking coletados no estudo.
Due to the complexity and significant competitiveness of the global economy, big organizations are constantly searching for new practices and methodologies to make themselves capable of maintaining quick improvement cycles and their own financial soundness. Since long ago, many shapes and forms of process improvement have been studied and discussed by the academy and the organizations, this opens up several opportunities for reviewing new practices and innovations that seek to optimize methods and tools for making business processes more cost-efficient while also increasing their intrinsic quality. More recently, with the advent of digital transformation, it becomes even more relevant to re-evaluate a great number of the existing practices and methodologies, while balancing effort, costs, and benefits in the application of digital projects in businesses whose processes are being transformed. Therefore, this study built, through consolidating some well-known and academically proven market practices, a new specific-approach methodology for the applied continual improvement within business process automation projects, while utilizing lean resources. This methodology, when used on 27 different projects in a multinational environment, has not only been technically viable, but it also brought gains of 66 days in duration and almost 4 hours per month (per project on average) when compared to previous practices of that same company in similar projects. Additionally, it demonstrated great potential for replication to other companies, based on the available benchmarking data.
Keywords: Digital Transformation, Continuous Improvement, Management, Business Processes
Data da defesa: 16/02/2022
Banca Examinadora
Orientador (a): Eduardo Marques Trindade (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Ana Paula Oening (Lactec)
Membro da Banca: Sebastião Ribeiro Junior (UFPR)
Palavra(s)-Chave: Transformação Digital, Melhoria Contínua, Gestão, Processos de Negócio
Keywords: Digital Transformation, Continuous Improvement, Management, Business Processes.