Publicada em

07/07/2021

ROSANA DO ROCIO DOS SANTOS LARA

337 – Metodologia para uso no ensino das atribuições do profissional da contabilidade, com foco no sistema público de escrituração digital (SPED)

Resumo

A diversidade de transações comerciais e de negócios da contemporaneidade atrelados as tecnologias da informação e a complexidade do sistema tributário brasileiro, movimentam o mercado de atuação para os profissionais da contabilidade. Nesse cenário, a contabilidade possui papel fundamental no fornecimento de informações para as tomadas de decisão e articulação entre empresas e governo. Na ciência dos impactos tributários e do cenário em razão da acelerada troca de informações de negócios e transações comerciais, o Governo Brasileiro implantou em 2007 um sistema público que padroniza e compartilha as informações processadas pela contabilidade, em formato digital, denominado Sistema Público de Escrituração Digital – SPED. Tendo em vista o impacto no mercado de atuação dos profissionais da contabilidade, instigou-se como os cursos superiores de Ciências Contábeis capacitam os estudantes para atuação no mercado de trabalho quanto a sistemática do Governo. Nesse aspecto, o estudo da dissertação buscou pesquisar as atribuições do profissional da contabilidade que possuem relação com a sistemática do governo, visando desenvolver uma metodologia para uso no ensino dessas atribuições com foco no SPED. A partir desse contexto, a pesquisa centrou-se em conhecer o ensino das principais atribuições dos profissionais da contabilidade considerando a premissa de ementas das disciplinas ofertadas no curso, comparando com as aplicabilidades do SPED, disponíveis no portal eletrônico da Administração Tributária Brasileira. A comparabilidade resultou em materiais de apoio para uso dos professores do curso e no desenvolvimento de desafios da contabilidade com foco no SPED, dispostos por meio de roteiro de aprendizagem para uso no ensino das atribuições do profissional da contabilidade, integrando teoria e prática direcionadas às demandas do sistema tributário brasileiro. A metodologia de ensino foi aplicada em turmas do curso em duas instituições de ensino superior distintas, localizadas na região de Curitiba. A aplicabilidade transcorreu em formato remoto para estudantes que cursam entre o terceiro e sétimo períodos, de acordo com as disciplinas ofertadas, passiveis de aplicação. De acordo com os resultados, observa-se aceitação pelos estudantes do curso e facilidade no quesito planejamento das aulas, tendo por apoio os materiais desenvolvidos com a pesquisa, juntamente com a metodologia de ensino. Os resultados apresentados reforçam a importância do ensino das atribuições do profissional da contabilidade mediante roteiros de aprendizagem em razão da complexidade do mercado de atuação para esses profissionais, em uma realidade cada vez mais perene em função do SPED.

Abstract

The diversity of contemporary commercial and business transactions linked to information technologies and the complexity of the Brazilian tax system, move the market in which accounting professionals operate. In this scenario, accounting has a fundamental role in providing information for decision-making and articulation betweeen companies and the government. In the knowledge of tax impacts and the scenario due to the accelerated exchange of information on business and commercial transactions, the Brazilian Government implemented in 2007 a public system that standardizes and shares the information processed by accounting, in digital format, called Public System of Digital Bookkeeping – SPED. In view of the impact on the market in which accounting professionals work, it was instigated how the higher courses in Accounting Sciences enable studentes to work in the labor market according to the government´s system. In this aspect, the dissertation study sought to research the attributions of the accounting professional that are related to the government system, aiming to develop a methodology for use in teaching these attributions with a focus on SPED. From this context, the research focused on knowing the teaching of the main attributions of accounting professionals considering the premise of the syllabus of the subjects offered in the course, comparing with the applicability of SPED, available on the Brazilian Tax Administration´s electronic portal. The comparability resulted in support materials for the use of the course professors and in the development of accounting challenges focused on SPED, arranged through a learning script for use in teaching the duties of the accounting professional, integrating theory and practice directed to the demands of the Brazilain tax system. The teaching methodology was applied in classes of the course in two different higher education institutions, located in the region of Curitiba. The applicability took place in a remote format for students who attend between the third and seventh periods, according to the subjects offered, subject to application. According to the results, there is acceptance by students of the course and ease in class planning, having as support the materials developed with the reaserch, along with the teaching methodology. The results presented reinforce the importance of teaching accounting professional attributions through learning itineraries due to the complexity of the market for these professionals, in an increasingly perennial reality due to SPED.

Data da defesa: 07/07/2021

Banca Examinadora

Orientador (a): Débora Cintia Marcílio (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Kazumi Yamakawa(Lactec)
Membro da Banca: Lúcio De Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Silvio Bortoleto (Unicesumar)

Palavra(s)-Chave: Contabilidade. SPED. Atribuições do profissional da contabilidade. Ensino da contabilidade.

Keywords: Accouning. SPED. Attributions of the accounting professional. Accounting teaching

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