Publicada em

18/02/2020

Cristiano José Gober

304 – Análise de fatores humanos, efetividade da apr e desempenho de barreiras de segurança em ocorrências de quase acidentes

Resumo

O elevado número de acidentes no setor elétrico, em especial no segmento de distribuição de energia elétrica, as características das redes de distribuição de energia elétrica, a responsabilidade solidária entre contratante e contratada, ratificam a obrigação da melhoria do desempenho da gestão da segurança do trabalho deste setor, que tem desafiado seus lideres e gestores, sendo objeto de estudos no meio cientifíco, cada qual com sua valiosa contribuição. Os quase acidentes constituem uma das mais relevantes, informações proativas na gestão da segurança e têm uma longa história como prática importante para a prevenção de acidentes, em vários setores da indústria. Sua consequência geralmente resulta em perda de tempo, não gerando lesões pessoais e pode ou não acarretar danos materiais não significativos (mínimos ou imperceptíveis). Estes fatores, danos pessoais e ou materiais são características de um acidente, sendo a principal diferença entre um quase acidente e o acidente. Aprender com os quase acidentes é uma maneira menos onerosa do que aprender com os acidentes. O trabalho se limita a utilizar dados secundários, resultante da sistemática de coleta de dados de quase acidentes, adotada pela empresa em estudo que possui uma prática consolidada em que os funcionários são incentivados a relatarem e registrarem ocorrências desta natureza. Neste contexto tem-se uma grande quantidade de informações relacionadas com o desempenho da gestão da segurança, geradas no final do processo, que é a execução das atividades operacionais. No entanto, são analisados de maneira individualizadas sem a utilização de metodologias padronizadas, de acordo com a percepção de indivíduos distintos. O método proposto consiste na análise dos registros, de quase acidentes ocorridos em atividades operacionais em redes distribuição de energia elétrica, visando a identificação dos fatores humanos, efetividade da análise preliminar dos riscos (APR) e do desempenho das barreiras de segurança. O resultado do método de análise proposto, para um estudo de caso, permitiu avaliar a efetividade da APR, identificando as etapas em que mais ocorreram os quase acidentes, quais são os principais componentes da atividade envolvidos, identificando os perigos e classificando-os em categorias, possibilitando contribuir com o aprimoramento das técnicas de APR em atividades operacionais em redes de distribuição de energia elétrica. Revelou os fatores humanos que contribuem para ocorrência dos quase acidentes e o desempenho das barreiras de segurança. Perante o resultado obtido com este trabalho, pode se afirmar que a análise agrupada de quase acidentes com a aplicação do método proposto, permite avaliar as falhas nas barreiras de segurança e os perigos envolvidos sendo uma importante ferramenta para prevenção ativa na segurança do trabalho, podendo ser aplicado a outros setores econômicos.

Abstract

The high number of accidents in the electricity sector, especially in the electricity distribution segment, the characteristics of the electricity distribution networks, the joint and several liability between contractor and outsourced, confirm the obligation to improve the performance of work safety management of this sector, which has challenged its leaders and managers, being the object of studies in the scientific environment, each one with its valuable contribution. Near miss are one of the most relevant, proactive information in safety management and have a long history as an important accident prevention practice in various sectors of the industry. Its consequence generally results in a loss of time, not generating personal injuries and may or may not cause non-significant material damage (minimal or imperceptible). These factors, personal injury and or material damage are characteristic of an accident, the main difference between a near accident and the accident. Learning from near accidents is a less costly way than learning from accidents. The work is limited to using secondary data, resulting from the systematic data collection of near accidents, adopted by the company under study, which has a consolidated practice in which employees are encouraged to report and record occurrences of this nature. In this context, there is a large amount of information related to the performance of safety management, generated at the end of the process, which is the execution of operational activities. However, they are analyzed individually without the use of standardized methodologies, according to the perception of different individuals. The proposed method consists of analyzing the records of near misses occurring in operational activities in electricity distribution networks, aiming at the identification of human factors, effectiveness of the preliminary risk analysis (PRA) and the performance of safety barriers. The result of the proposed analysis method, for a case study, allowed to evaluate the effectiveness of PRA, identifying the stages in which the most accidents occurred, which are the main components of the activity involved, identifying the hazards and classifying them in categories , making it possible to contribute to the improvement of PRA techniques in operational activities in electricity distribution networks. It revealed the human factors that contribute to the occurrence of near misses and the performance of safety barriers. In view of the result obtained with this work, it can be said that the grouped analysis of near misses with the application of the proposed method, allows to evaluate the failures in the safety barriers and the dangers involved being an important tool for active prevention in work safety, being able to be applied to other economic sectors.

Data da defesa: 18/02/2020

Banca Examinadora

Orientador: Cresencio Silvio Segura Salas (Lactec)
Membro da Banca: Edemir Luiz Kowalski (Lactec)
Membro da Banca: Henry Leonardo Lopez Salamanca (Lactec)
Membro da Banca: Cleverson Luiz da Silva Pinto (COPEL)

Palavra(s)-Chave: Quase acidentes; Análise Preliminar de Riscos; Fatores Humanos; Barreiras de Segurança.

Keywords: Near misses; Preliminary Risk Analysis; Human factors; Security barriers.

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