Os conceitos do Lean e do Six Sigma, metodologia utilizada na área industrial para melhoria de processos baseada em valor e tempo e desenhada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios, são muito comumente aplicados na manufatura mas podem ser úteis em outros seguimentos. Na área hospitalar, constitui-se como uma das ferramentas para se atingir as metas do Plano Nacional de Saúde. Uma atenção considerável deve ser dispensada especialmente ao Sistema Único de Saúde (SUS), onde a alocação e utilização adequada dos recursos pode salvar vidas. Partindo desse princípio, os conceitos citados foram aplicados no ambulatório do Hospital do Trabalhador, centro de referência em trauma e reabilitação na cidade de Curitiba-PR, objetivando especificamente a redução do tempo de espera do paciente para a consulta. Para isso, foi realizado um estudo de caso onde o método DMAIC foi aplicado. As ferramentas propostas foram validadas através de simulações computacionais e análises matemáticas e um novo layout para o fluxo do ambulatório foi desenvolvido. As simulações, aliadas ao novo layout, proporcionaram não apenas a estimativa dos futuros tempos de atendimento, mas também de um dimensionamento das equipes conforme a demanda. Foram criados indicadores específicos que passaram a fornecer uma definição clara, em termos quantitativos, sobre a capacidade física do ambulatório e seu potencial de acolhimento. As simulações sugerem que o tempo de espera para consultas pode chegar a reduzir-se em até 57,14% do tempo atual. Mais pessoas poderão ser atendidas em menos tempo com maior efetividade e satisfação dos usuários destes serviços.
The concepts of Lean and Six Sigma, a methodology used in the industrial area for process improvement based on value and time and designed to ensure continuous flows and eliminate waste, are very commonly applied in manufacturing but can be useful in other segments. In the hospital area, it is one of the tools to achieve the goals of the National Health Plan. Considerable attention should be paid especially to the Single Health System (SUS), where the allocation and proper use of resources can save lives. Based on this principle, the cited concepts were applied in the outpatient clinic of Hospital do Trabalhador, a reference center in trauma and rehabilitation in the city of Curitiba-PR, specifically aiming at reducing the patient’s waiting time for the consultation. For this, a case study was performed where the DMAIC method was applied. The proposed tools were validated through computer simulations and mathematical analysis and a new layout for the ambulatory flow was developed. The simulations, together with the new layout, provided not only an estimate of future attendance times, but also a sizing of the teams according to demand. Specific indicators were created to provide a clear definition, in quantitative terms, of the physical capacity of the outpatient clinic and its potential for reception. The simulations suggest that the waiting time for consultations can be reduced by up to 57.14% of the current time. More people will be able to be attended in less time with greater effectiveness and satisfaction of the users of these services.
Data da defesa: 17/02/2020
Banca Examinadora
Orientador: Luiz: Débora Cintia Marcilio (Lactec)
Membro da Banca: Renato de Arruda Penteado Neto (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Kazumi Yamakawa (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Filgueiras Damasceno (UTFPR)
Palavra(s)-Chave: LEAN; SIX SIGMA; HEALTHCARE; AMBULATÓRIO; DMAIC.
Keywords: LEAN; SIX SIGMA; HEALTHCARE; AMBULATORY; DMAIC