Publicada em

01/11/2019

Adilson Lescowicz

295 – Implantação de um pmo (project management office) em uma empresa de engenharia elétrica para a melhoria da gestão do negócio

Resumo

O PMO (Project Management Office) é uma ferramenta da gestão de projetos e há publicações sobre o tema desde os anos 1930 até os dias atuais. O objetivo geral deste trabalho foi melhorar a gestão do fornecimento dos produtos de uma empresa de engenharia elétrica através da implantação de um PMO. Realizou-se um estudo de caso e, para organizar as atividades da implantação, criou-se o Plano de Implantação do PMO, no qual foram contemplados os principais problemas existentes na empresa, as medidas de melhoria propostas, os resultados esperados, as funções do PMO relacionadas e os meses de implantação. A implantação do PMO foi relatada em detalhes, a fim de se verificar se os objetivos esperados com a implantação de cada uma das medidas de melhoria mapeadas foram ou não alcançados. Para medir o grau de maturidade do PMO implantado na empresa, o método do cubo da maturidade do PMO foi aplicado ao estudo de caso. A pergunta da pesquisa e sua resposta foram apresentadas. Por fim, as conclusões desta pesquisa foram apresentadas, demonstrando-se que o PMO contribuiu para a melhoria da gestão do negócio, reduzindo-se refaturamentos que causavam retrabalhos em 77%, diminuindo-se solicitações indesejadas em 81%, aumentando-se o faturamento no prazo de 37% para 66% (em valor de faturamento), dentre outras melhorias constatadas e destacaram-se trabalhos que podem ser desenvolvidos no futuro a partir desta dissertação.

Abstract

The PMO (Project Management Office) is a project management tool and there are publications on the subject from the 1930s to the present day. The general objective of this work was to improve the management of product supply of an electrical engineering company through the implementation of a PMO. An application study was carried out and, to organize the implementation activities, the PMO Implementation Plan was created, presenting the main problems mapped in the company, the proposed improvement measures, the expected results, the PMO related functions and the months of implementation. The implementation of the PMO was reported in detail in order to check whether or not the expected objectives with the implementation of each of the mapped improvement measures were met. To measure the degree of maturity of the PMO implemented in the company, the PMO maturity cube method was applied to the application study. The survey question and its answer were presented. Finally, the conclusions of this research were presented, demonstrating that the PMO contributed to the improvement of business management, reducing the number of rebounds that caused rework in 77%, reducing unwanted requests by 81%, increasing revenues within 37% to 66% (in billing amount), among other improvements noted and highlighted works that can be developed in the future from this dissertation.

Data da defesa: 01/11/2019

Banca Examinadora

Orientador(a): Renato de Arruda Penteado Neto (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Kazumi Yamakawa (Lactec)
Membro da Banca: Emerson Luis Alberti (ELEJOR)
Membro da Banca: Marcelo Rodrigues Bessa (UFPR)

Palavra(s)-Chave: PMO, Project Management Office, EGP, Escritório de Gerenciamento de Projetos, implantação de PMO, gestão de projetos, produto.

Keywords: PMO, Project Management Office, PMO implementation, project management, product.

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