Publicada em

30/08/2019

Osvaldo José De Souza

293 – Sistema inteligente para análise e diagnóstico de perturbações em usinas de geração de energia elétrica

Resumo

Nas usinas de geração de energia elétrica a atividade de manutenção exige conhecimento multidisciplinar e é realizada por pessoas com experiência na área de atuação. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que é o agente nacional responsável pela normatização do sistema elétrico brasileiro, define índices que devem ser praticados pelos agentes locais. O setor elétrico aponta para a necessidade de se melhorar os procedimentos e a realização das manutenções, conforme demonstram os relatórios anuais da ANEEL. Os especialistas no setor se aposentam, levam consigo o conhecimento acumulado e deixam os sucessores desguarnecidos da informação necessária para tratar, de forma eficaz, as ocorrências em equipamentos ou instalações de geração de energia. Por não haver metodologia de repasse das técnicas e dos métodos de manutenção, os novos empregados enfrentam dificuldades para solucionar defeitos que ocorrem nas usinas de geração de energia. Como as iniciativas de inovação tecnológica focam a modernização e não a manutenção dos equipamentos foi necessário compreender o método e as técnicas de solução empregadas na manutenção, as quais, na maioria das vezes, ficam registradas apenas na memória do empregado ou consultor. Essa dissertação objetiva desenvolver um sistema inteligente para o armazenamento do conhecimento e do histórico de desligamentos automáticos, cuja metodologia se baseie em casos reais, visando a melhoria do desempenho da equipe de manutenção e diminuição do tempo para sanar o defeito ocorrido. A metodologia utilizada para recuperação de casos de perturbação foi o Raciocínio Baseado e Casos (RBC). O levantamento de casos de ocorrências em unidades geradoras em usinas hidrelétricas demonstra que a abordagem de criação de um sistema inteligente para recuperar casos semelhantes é funcional e pode ser aplicada para auxiliar as equipes de manutenção, pois a partir de aspectos dos casos informados, este sistema identifica na base de conhecimento se há caso similar, as possíveis causas e os procedimentos que foram empregados para a solução do defeito. A aplicação desta técnica possibilita aumentar a base de conhecimento à medida que ocorra perturbação, inclusive em outras usinas com o mesmo tipo de equipamento. Foi possível comprovar a aplicabilidade dessa metodologia através da criação de um banco de casos, onde foi possível recuperar casos similares a uma nova perturbação inserida nesse sistema.

Abstract

In power generation plants the maintenance activity requires multidisciplinary knowledge and is performed by people with experience in the area. The National Electric Energy Agency (ANEEL), which is the national agent responsible for the regulation of the Brazilian electric system, defines indices that should be practiced by local agents. The electricity sector points the necessity to improve the procedures and the maintenance, as shown in ANEEL’s annual reports. Industry experts retire, take their accumulated knowledge with them, and leave successors lacking in information they need to effectively handle occurrences in power generation equipment or facilities. Because there is no methodology for transferring maintenance techniques and methods, new employees face difficulties in solving defects that occur in power plants. As technological innovation initiatives focus on modernization rather than the maintenance, it was necessary to understand the method and solution techniques employed in maintenance, which, in most cases, are recorded only in the memory of the employee or consultant. This dissertation aims to develop a method for storing knowledge and history of automatic shutdowns, whose methodology is based on real cases. And create a storage and query tool for these cases, which improves the performance of maintenance staff and decreases the time to remedy the defect. The methodology used to recover from disturbance cases was Case Based Reasoning (RBC). The survey of cases of occurrences in generating units in hydroelectric plants demonstrates that the approach of creating an intelligent system to recover similar cases is functional and can be applied to assist maintenance teams, because from aspects of the reported cases, this system identifies in the knowledge base if there is a similar case, the possible causes and the procedures that were employed to solve the defect. The application of this technique makes it possible to increase the knowledge base as disturbance occurs, including in other plants with the same type of equipment. It was possible to prove and effectiveness of this methodology through the creation of a case database, where it was possible to recover similar cases to a new disturbance inserted in this system.

Data da defesa: 30/08/2019

Banca Examinadora

Orientador(a): Alexandre Rasi Aoki (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Kazumi Yamakawa (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Milton Pires Ramos (GRAM Pesquisa, Consultoria e Treinamento Ltda)

Palavra(s)-Chave: Raciocínio Baseado em Caso. Desligamento Automático. Usina de Geração de Energia.

Keywords: Case-based Reasoning. Automatic Shutdown. Power Generation Plan.

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