Publicada em

31/03/2009

Stélio Storti

29 – Avaliação da combustão de biodiesel b100 em um grupo gerador

Resumo

O uso de biodiesel (ésteres monoalquílicos de ácidos graxos) tem apresentado grande interesse para a substituição dos combustíveis fosseis. A utilização do biodiesel como aditivo ao diesel de petróleo apresenta um potencial promissor, tanto pela sua característica renovável quanto pela redução considerável que acarreta nos níveis de poluição ambiental. Além da utilização no setor de transportes, sabe-se que o biodiesel apresenta importantes aplicações associadas à agricultura familiar e na geração de energia em sistemas isolados. Com o objetivo de avaliar o efeito do uso de biodiesel, inicialmente, foi utilizado um motor novo (MWM 6.10T, 132 kW), na sua configuração original. Foi testado em bancada dinamométrica com B100, misturas deste com óleo diesel metropolitano (B60 e B80) e óleo diesel padrão. Neste trabalho estão também mostrados os resultados obtidos para o monitoramento da qualidade do biodiesel puro (B100), de natureza metílica (biodiesel metílico), obtido a partir do óleo de soja, fornecido pela Empresa Brasil Ecodiesel, em função do tempo e das condições de armazenamento. Para tanto, amostras do B100 foram armazenadas em tambores com capacidade de 200 litros, bem como dentro do tanque de combustível de um grupo gerador, utilizado na geração de energia elétrica. Neste trabalho estão apresentados, também, os resultados obtidos no estudo da qualidade da energia elétrica gerada por um grupo gerador a diesel alimentado com B100 cujo objetivo foi avaliar, a partir do desempenho técnico deste grupo gerador, a sua utilização em sistemas emergenciais, remotos e/ou isolados. Na avaliação do desempenho das misturas e do B100, os resultados obtidos mostraram uma redução nos valores de torque e potência em comparação ao óleo diesel padrão. Os resultados obtidos para as emissões gasosas como teor de fumaça, hidrocarbonetos e particulados, foram significativamente inferiores em relação ao óleo diesel padrão, enquanto que os obtidos para as emissões de gases NOx foram superiores. Após testes e análises de desempenho e de emissões, o motor foi acoplado ao gerador, alimentando uma carga elétrica do Laboratório de Emissões Veiculares (LEME) do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (LACTEC). Até o momento, o grupo gerador operou em torno de 1.025 horas. Mesmo após o encerramento deste projeto o grupo gerador continua operando no LACTEC, alimentado com B100.

Abstract

The use of biodiesel (mono-alkyl esters from fatty acids) has presented great interest regarding the substitution of fossil fuels. The biodiesel usage has presented a promissing potential as an additive to the petrodiesel, both for its renewable characteristic and the considerable reduction it brings to the environmental pollution. Besides the use in the transportation sector, it is known that the biodiesel presents important applications associated to family agriculture and electricity generation in remote systems. With the objective of evaluating the effect of the use of biodiesel, a new engine was initially used (MWM 6.10T, 132 kW) in its original configuration. It was tested in dynamometer bank, with B100, mixed with metropolitan diesel fuel (B60 and B80) and standard diesel fuel. This paper also shows the results obtained for the monitoring of crude biodiesel (B100) quality of methyl nature (methyl biodiesel), obtained from soybean oil, provided by company Brasil Ecodiesel, due to weather and storage conditions. For this purpose, B100 samples were stored in drums of 200 liter capacity, as well as inside a fuel tank of a generating group, used in electricity generation. This paper also presents the results obtained in studying the quality of electricity generated from a diesel generating group fed with B100, with the objective of evaluating, from the technical performance of this generating group, its usage in emergency, remote and/or isolated systems. While evaluating the performance of mixtures and B100, the obtained results showed the reduction of torque and power values in comparison to the standard diesel fuel. The results obtained for gas emissions like smoke content, hydrocarbons and particulates, were significantly lower in relation to standard diesel fuel, while the results obtained for the emissions of NOx gases were higher. After tests and analysis of performance and emissions, the engine was coupled to the generator, feeding an electric charge of the LEME (Laboratory of Vehicular Emissions) of the LACTEC (Institute of Technology for Development). So far, the generating group has operated for around 1.025 hours. Even after the closing of this project, the generating group continues operating at LACTEC, fed with B100.

Data da defesa: 31/03/2009

Banca Examinadora

Orientadora: Helena Maria Wilhelm (Institutos Lactec)
Membro da Banca: Mauricio Pereira Cantão (Institutos Lactec)
Membro da Banca: Lívia Mari Assis (UTFPR)

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