A queima de combustíveis fósseis é a principal responsável pela poluição atmosférica nas grandes cidades. As emissões antropogênicas e seu impacto na qualidade do ar gera uma preocupação não só com os poluentes primários, mas também com os poluentes de formação secundária, principalmente em torno do ozônio troposférico, que demanda atenção, principalmente quanto ao meio ambiente e patologias humanas. O aumento da frota de veículos, somado às temperaturas mais altas na superfície do planeta e à estiagem, propicia a formação do ozônio. Esta molécula se origina de reações químicas catalisadas por radiação ultravioleta entre os produtos da queima de combustíveis fósseis, como NOx e os compostos orgânicos voláteis (COV). Com a perspectiva do aumento do teor de biodiesel na mistura com o Diesel comercial, que passou de 2% em 2008 para os atuais 10%, tornou-se relevante conhecer a composição da exaustão dos veículos que utilizam esse combustível. A maioria dos artigos científicos revela que o biodiesel pode ser considerado como uma alternativa adequada para mitigar os efeitos negativos ao meio ambiente provocados pelo uso de combustíveis fósseis. No entanto, a mesma literatura indica alguns efeitos negativos, como o aumento da emissão de NOx. Neste trabalho, foram realizados ensaios em dinamômetro de chassis para determinar as emissões presentes nos gases de escape de um veículo do ciclo Diesel abastecido por diferentes misturas de 0%, 10%, 15%, 20% e 30% de biodiesel adicionado ao diesel. Os componentes medidos das emissões presentes nos gases de escape são o CO, CO2, NOx, HC e aldeídos. Além da medição direta dos gases de escape, as amostras de cada ensaio foram submetidas a uma câmara de reação para avaliar a formação de ozônio. Como resultado, foram constatadas algumas variações nas emissões nos gases de escape em função da alteração do percentual de biodiesel na mistura. No que diz respeito às emissões de O3, nenhuma diferença nos valores de ozônio foi constatada com os diversos teores de biodiesel. No entanto, níveis de NO e NO2 aumentam com a alteração na proporção do biodiesel na mistura.
The use of fossil fuels in combustion engines is one of the main causes for air pollution problems in large cities. Anthropogenic emissions and their impact on air quality is an important concern not only with primary but also with secondary pollutants mainly due to tropospheric ozone generation, which demand attention, mainly regarding the environment and human pathologies. The increase in the fleet of vehicles, added to the higher temperatures on the surface of the planet, propitiates the formation of ozone. This molecule originates from chemical reactions catalyzed by ultraviolet radiation between the products of burning fossil fuels such as NOx and volatile organic compounds (VOCs). With the prospect of increasing the biodiesel content in the blend with commercial diesel, which rose from 2% in 2008 to the current 10%, it became relevant to know the composition of the vehicle exhaust emissions and its components. Most scientific articles point out that biodiesel can be considered as an adequate alternative to mitigate the negative effects to the environment caused by the use of fossil fuels. However, the same literature indicates some negative effects, such as the increase of NOx emission. In this work, chassis dynamometer tests were carried out to determine the emissions in the exhaust gas of a Diesel cycle vehicle supplied by different mixtures of 0%, 10%, 15%, 20% and 30% of biodiesel added to diesel. The measured components of the emissions in the exhaust gases are CO, CO2, NOx, HC and aldehydes. In addition to the measurement of the vehicle exhaust gases, the samples from each test were submitted to a reaction chamber to evaluate the ozone formation. As a result, some variations in the emissions in the exhaust gas were observed due to the change in the percentage of biodiesel in the mixture. Regarding the O3 emissions, no difference in the ozone values was observed with the different biodiesel contents. However, NO and NO2 levels increase with the change in the proportion of biodiesel in the mixture.
Data da defesa: 21/03/2019
Banca Examinadora
Orientador(a): Luiz Renato de Arruda Penteado Neto (Lactec)
Membro da Banca: Vitoldo Swinka Filho (Lactec)
Membro da Banca: Guilherme Cunha da Silva (Lactec)
Membro da Banca: Sérgio Machado Corrêa (UFRJ)
Palavra(s)-Chave: Emissões veiculares. Biodiesel. Ozônio.
Keywords: Vehicle emissions. Biodiesel. Ozone.