Publicada em

28/02/2019

Rodrigo Ferreira Alle

282 – Otimização de custo de logística de atendimento aos consumidores de energia elétrica em áreas remotas do pantanal sul-mato-grossense

Resumo

Devido as diversidades regionais existentes no território brasileiro, algumas distribuidoras possuem o desafio de levar energia a regiões definidas como remotas. A distância e a dificuldade de acesso a estas regiões, ocasionam a elevação do custo de logística, necessária para realização de manutenção e operação da estrutura de fornecimento de energia elétrica. O Pantanal Sul-mato-grossense se caracteriza neste contexto, visto se tratar de uma região extensa e considerada de difícil acesso, visto que nesta região as vias de acesso terrestre permanecerem indisponíveis a maior parte do ano. O Pantanal também se caracteriza por ser uma região singular devido a sua biodiversidade que deve ser mantida e preservada. Para que haja desenvolvimento e integração em todas as regiões do território brasileiro o Governo Federal tem o interesse de que todos os cidadãos tenham acesso à energia elétrica, sendo assim, criou a resolução normativa nº 488 de 2012, para que as distribuidoras apresentassem os planos de universalização do serviço energia elétrica até o ano limite de 2016 e devido as peculiaridades encontradas na região do Pantanal, em 2018 foi aprovada pela ANEEL novas datas limites para os municípios que abrangem esta região. Devido a necessidade de se obter melhoria de eficiência operacional no atendimento às futuras unidades consumidoras desta região, o presente trabalho consiste na criação de um modelo de otimização dos custos de logística para atendimento aos consumidores da região do Pantanal. Este modelo engloba os custos de transporte e de mão de obra de passageiros funcionários da concessionária, sendo estes os executores de atendimentos de operação e manutenção às unidades consumidoras. O modelo de otimização proposto teve como base de partida o problema do caixeiro viajante, bastante conhecido na pesquisa operacional. Durante o processo de construção do modelo heurístico foram realizadas adequações necessárias para melhoria da consistência dos resultados e obtenção dos principais objetivos desta dissertação. Dentre essas melhorias se destacam os ajustes dos parâmetros de raio de abrangência, as épocas do ano, seca e cheia do Pantanal. A aplicação do modelo heurístico proposto foi realizada considerando as bases operacionais como sendo estabelecidos nas cidades de Aquidauana, Corumbá, Coxim e Jardim. Os resultados obtidos consistem em informações gerais dos custos de transporte, custo de homem-hora, custo totais, duração e distância de percurso. Na conclusão desta dissertação, as análises dos resultados possibilitaram evidenciar a importância das posições geográficas de cada base de atendimento, pois os melhores resultados foram obtidos onde se encontram a maior concentração de unidades consumidoras, o que possibilita um menor custo de atendimento em campanhas de manutenção em contrapartida os resultados de custos diretos entre base e unidade consumidora demonstraram ser os mais indicados para atendimentos individuais. As avaliações dos resultados por tipo de transporte demonstraram elevações nos custos de logística em período de cheia devido principalmente aumento dos tipos de transporte barco. A adoção da modelo heurístico demonstrou ser eficiente na obtenção de resultados otimizados e que poderão subsidiar as ações futuras da concessionária local para atendimento da região do Pantanal.

Abstract

Due to the regional diversities existing in Brazil, some distributors have the challenge of bringing energy to regions defined as remote. The distance and the difficulty of access to these regions, lead to an increase in the cost of logistics, necessary for the maintenance and operation of the electric power supply structure. The Pantanal Sul-mato-grossense is characterized in this context, since it is an extensive region and considered difficult to access, since in this region the terrestrial access roads remain unavailable for most of the year. The wetland is also characterized by being a unique region due to its biodiversity that must be maintained and preserved. For development and integration in all regions of the Brazilian territory, the Federal Government has the interest of all citizens to have access to electric energy, and thus, created the normative resolution nº 488 of 2012, so that the distributors presented the plans of universalization of the electric power service until the 2016 limit year and due to the peculiarities found in the Pantanal region, in 2018 ANEEL approved new deadlines for the municipalities that cover this region. Due to the need to improve operational efficiency in serving the future consumer units of this region, the present work consists in the creation of an optimization model for logistics costs to serve consumers in the Pantanal region. This model encompasses the transport and labor costs of passengers, employees of the concessionaire, who are the executors of operations and maintenance services to the consumer units. The optimization model proposed had as its starting point the problem of the traveling salesman, well known in the operational research. During the process of constructing the heuristic model, necessary adjustments were made to improve the consistency of the results and obtain the main objectives of this dissertation. Among these improvements, the adjustments of the parameters of radius of comprehensiveness, the seasons of the year, dry and full of the wetland are outstanding. The application of the proposed heuristic model was performed considering the operational bases as being established in the cities of Aquidauana, Corumbá, Coxim and Jardim. The results obtained consist of general information on transport costs, man-hour cost, total costs, duration and distance of travel. At the conclusion of this dissertation, the analysis of the results made it possible to highlight the importance of the geographical positions of each service base, since the best results were obtained where the largest concentration of consumer units is found, which allows a lower cost of care in maintenance campaigns on the other hand, the results of direct costs between base and consumer unit have proven to be the most suitable for individual attendance. The evaluations of the results by type of transport showed increases in logistic costs in the period of flood due mainly increase of ship transportation types. The adoption of the heuristic model proved to be efficient in obtaining optimized results and that could subsidize future actions of the local concessionaire to serve the Pantanal region.

Data da defesa: 28/02/2019

Banca Examinadora

Orientador(a): Cresencio Silvio Segura Salas (Lactec)
Membro da Banca: Débora Cíntia Marcilio (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Rafael Martins (COPEL)

Palavra(s)-Chave: Problema do Caixeiro Viajante, Pantanal, Otimização, Logística, Geração de Energia Elétrica.

Keywords: Travelling Salesman Problem, Pantanal, Optimization, Logistics, Electric Power Generation.

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