A contratação de terceiros vem mudando o modelo atual de relações de trabalho, possibilitando que as empresas dediquem seus esforços as suas competências essenciais, transmitindo a terceiros as atividades que podem ser consideradas como secundárias. Tal realidade provoca a necessidade de gestão dos serviços contratados, atividade executada pelo fiscal de contratos. Dessa forma, é salutar que o fiscal possua subsídios para executar suas funções, visando à garantia dos dispositivos acordados entre contratante e contratado. Este trabalho apresenta, no âmbito da contratação de terceiros em uma concessionária de distribuição de energia elétrica, um método para auxílio ao fiscal diante de suas atribuições no tangente à execução pelo contratado, propondo melhorias nas etapas de análise preliminar de riscos, solicitação de desligamentos de rede e preenchimento do boletim diário de obras. O método desenvolvido utiliza o conceito de MVPs (Produto Mínimo Viável) visando agregar valor ao processo tão logo quanto possível, possibilitando disponibilizar ao usuário a etapa concebida tão breve esta esteja apta para o ambiente produtivo, permitindo que o usuário tenha contato com a ferramenta e contribua com o os desenvolvimentos seguintes. As melhorias propostas buscam preencher as lacunas causadas por fontes de imprecisão destas etapas do processo de execução de obras e foram aplicadas em uma concessionária distribuidora de energia, sendo possível verificar benefícios no processo tais como, arquivamento digital de documentos, comunicação formal com o contratado via plataforma, redução do preenchimento manual de documentos que se torna padronizado e orientado via plataforma, acompanhamento diário dos serviços via plataforma, gerenciamento de equipes, análise de exposição de riscos de acordo com a tarefa a realizar, solicitação de desligamentos de acordo com a área à trabalhar através de dados do sistema de georreferenciamento. Os resultados validaram a implantação baseada em MVP, pois permitiu verificar as regras ineficazes e propor mudanças visando a melhoria do processo. Embora tenha ocorrido resistência na utilização do método pelos colaboradores, visto a mudança no modo trabalho, foi possível verificar maiores possibilidades da atuação do fiscal de forma imediata, visto que os formulários ficam disponíveis no sistema tão logo estejam preenchidos. Por último, tem-se a possibilidade de desenvolvimento do método para o restante do processo, bem como de adaptação do método proposto a processos semelhantes, de acordo com as particularidades destes.
The contracting of third parties has changed the current model of labor relations, allowing companies to dedicate their efforts to their essential skills, transmitting to third parties activities that can be considered as secondary. This reality provokes the need to manage the contracted services, an activity performed by the fiscal contractor. In this way, it is salutary that the prosecutor has subsidies to perform his functions, aiming at the guarantee of the devices agreed between related parts. This work presents, as part of the contracting of third parties in an electric power distribution concessionaire, a method to assist the fiscal with its attributions in the tangent to the execution by the contractor, the preliminary analysis of risks, request of disconnections of network and filling of the daily works bulletin. The developed method uses the concept of MVPs (Minimum Viable Product) to add value to the process as soon as possible, making it possible to provide the user with the stage designed so brief that it is fit for the productive environment, allowing the user to have contact with the tool and contribute to the following developments. The proposed improvements seek to fill in the gaps caused by sources of imprecision in these stages of the works execution process and were applied in an energy distribution concessionaire, being possible to verify benefits in the process such as digital archiving of documents, formal communication with contracted via platform, reduction of the manual filling of documents that becomes standardized and oriented via platform, daily monitoring of services via platform, team management, analysis of exposure of risks according to the task to be performed, request for shutdowns according to the area work through georeferencing system data. The results validated the implementation based on MVP, since it allowed to verify the ineffective rules and to propose changes aiming at the improvement of the process. Although there was resistance in the use of the method by the employees, considering the change in the work mode, it was possible to verify greater possibilities of the prosecution of immediate form, since the forms become available in the system as soon as they are filled. Finally, one has the possibility of developing the method for the remainder of the process, as well as adapting the proposed method to similar processes, according to the particularities of these processes.
Data da defesa: 26/02/2019
Banca Examinadora
Orientador(a): Cresencio Silvio Segura Salas (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Kazumi Yamakawa (Lactec)
Membro da Banca: Luiz Carlos Daemme (Lactec)
Membro da Banca: João Adalberto Pereira (COPEL)
Palavra(s)-Chave: Fiscalização de Contratos, Análise Preliminar de Riscos, Boletim diário de Obras, Solicitação de Desligamentos de Redes de Distribuição de Energia Elétrica.
Keywords: Inspection of Contracts, Preliminary Analysis of Risks, Daily Works Bulletin, Request for Disconnections of Electricity Distribution Networks.