Os cursos de bacharelado em Ciências Contábeis e Administração são de extrema importância para as empresas, uma vez que os profissionais da área são essenciais para mantê-las no mercado e obter lucros. A grande demanda de profissionais da área faz com que instituições se preocupem cada vez mais com a qualidade de ensino, dessa maneira o presente trabalho destaca a disciplina de Contabilidade de Custos. O estudo tem propósito de complementar o ensino tradicional, tornando mais divertido e dinâmico o trabalho, com a utilização de jogos de tabuleiro, que incentivam a capacitação da memória, ajudam a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato e, além disso, proporcionam entretenimento. Uma atividade integrada, como a gamificação, é capaz de superar uma das principais fragilidades provocadas pelas práticas fragmentadas do ensino tradicional. Os estudantes costumam perder a atenção quando não conseguem compreender os conteúdos das disciplinas. Destarte, a presente dissertação tem por finalidade elaborar um jogo de tabuleiro, visando abordar conteúdos específicos da Termologia Básica da disciplina de Contabilidade de Custos, com o propósito de complementar o ensino tradicional de maneira lúdica. Dessa forma, foi desenvolvido o jogo Easy Cost, que demonstra o processo industrial de uma empresa de confecção e todos os seus custos envolvidos, seu foco está na produção de calças e camisas. Através de um cenário lúdico o jogo aborda a rotina de uma empresa, com situações relacionadas ao conteúdo específico da disciplina de Contabilidade de Custos. A aplicação do jogo de tabuleiro foi realizada em duas faculdades do ensino superior, sendo uma localizada na cidade de Paraíso do Norte – PR e a outra em Primavera – SP. Os cursos abrangidos foram o bacharelado em Ciências Contábeis e o bacharelado em Administração, na disciplina de Contabilidade de Custos. A validação do jogo foi realizada através de questionários, que avaliaram os conhecimentos dos alunos antes e após o jogo e um segundo questionário que avaliou a estrutura e utilização do jogo em sala de aula. Os resultados obtidos demonstraram que o jogo contribuiu para a fixação do conteúdo e envolveu a atenção dos alunos, promovendo a integração e o entretenimento com aprendizado.
Bachelor’s courses in Accounting and Management are of the utmost importance to companies, since professionals in the field are essential to keep them in the market and make a profit. The great demand of professionals of the area causes that institutions are concerned more and more with the quality of education, of this way this work emphasizes the discipline of Cost Accounting. The study aims to complement traditional teaching by making work more fun and dynamic by using board games that encourage memory training, help develop logical and abstract reasoning, and provide entertainment. An integrated activity, such as gamification, is able to overcome one of the main weaknesses caused by the fragmented practices of traditional teaching. Students tend to lose focus when they can not understand the contents of the subjects. Therefore, the purpose of this dissertation is to elaborate a board game, aiming to approach specific contents of the Basic Termology of the Course of Cost Accounting, with the purpose of complementing traditional teaching in a playful way. However, the Easy Cost game was developed, which demonstrates the industrial process of a clothing company and all its costs involved, its focus is on the production of pants and shirts. Through a playful scenario the game addresses the routine of a company, with situations related to the specific content of the course of Cost Accounting. The application of the board game was carried out in two colleges of higher education, one being located in the city of Paraíso do Norte – PR and the other in Primavera – SP. The courses covered were the baccalaureate in Accounting Sciences and the baccalaureate in Administration, in the discipline of Accounting of Costs. The validation of the game was done through questionnaires, which evaluated the students’ knowledge before and after the game and a second questionnaire that evaluated the structure and use of the game in the classroom. The results showed that the game contributed to the fixation of the content and involved the attention of the students, promoting integration and entertainment with learning.
Data da defesa: 15/02/2019
Banca Examinadora
Orientador (a): Sebastião Ribeiro Junior (Lactec)
Membro da Banca: Ana Paula Oening (Lactec)
Membro da Banca: Débora Cintia Marcilio (Lactec)
Membro da Banca: James Alexandre Baraniuk (UFPR)
Palavra(s)-Chave: Jogos Sérios; Jogo de Tabuleiro; Contabilidade de Custos; Ensino; Gamificação.
Keywords: Serious Games; Board game; Cost Accounting; Teaching; Gamification.