Publicada em

05/12/2018

Hélio Toshio Kamakawa

260 – Desenvolvimento de uma plataforma computacional para o planejamento do conselho de classe de uma instituição de ensino

Resumo

O Conselho de Classe (CC) é uma instância colegiada e deliberativa que avalia as ações educacionais para que o processo de ensino e aprendizagem seja realizado de forma efetiva. Sem uma sistemática na coleta de dados, muitos professores não se lembram dos fatos ocorridos, têm dificuldade de identificar os alunos e/ou se recordam somente daqueles que apresentaram muitas dificuldades e/ou indisciplinas. A falta destas informações dificulta ou mesmo inviabiliza as discussões dos professores na reunião do CC. Assim, o processo do CC fica inacabado, onde as ações realizadas (entrevistas, orientação aos alunos, entre outros) perdem sentido, pois não são usufruídas. Sem os registros formais, as decisões da reunião do CC são embasadas por meio de relatos improvisados e/ou percepções dos professores que, por vezes, não têm fundamento acadêmico. Assim, este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema para auxiliar nos procedimentos do CC. Para isto, foi utilizada uma metodologia de desenvolvimento que compreende tanto aspectos técnicos quanto pedagógicos. Um estudo de caso foi realizado para validar a eficácia da solução desenvolvida. A avaliação, realizada pelos professores e a equipe pedagógica, considerou a ergonomia e os aspectos pedagógicos. Em relação aos procedimentos do PCC e também do CC, 72% consideraram que a solução desenvolvida atendeu os requisitos plenamente. A média de aceitação plena em pontos percentuais nas avaliações dos procedimentos do PCC foi de 76%. Já nas avaliações dos procedimentos do CC, a média de pontos percentuais de aceitação plena foi de 71%. Tantos nos aspectos de ergonomia e pedagógicos, não houve nenhuma avaliação negativa e a maioria dos avaliadores considerou que os requisitos foram atendidos plenamente. Entre os benefícios desenvolvidos estão: a identificação dos alunos por meio de fotos, o ensalamento, a definição das dificuldades de aprendizagem mais recorrentes e a apresentação do desempenho dos estudantes em sala de aula, de fácil entendimento, durante a reunião do CC, o que auxilia nas tomadas de decisões.

Abstract

The Class Council (CC) is a collegiate and deliberative instance that evaluates the educational actions in order that the process of teaching and learning is realized in an effective way. However, without a systemic data collection, many teachers do not remember the facts, have difficulties to identifying students and / or remember only those present many difficulties and / or indisciplines. Without the formal records, the decisions of the CC are based on improvised reports and / or teachers’ perceptions, which sometimes have no academic foundation. Their discussions are hampered or made unfeasible by lack of informations. Thus the CC process is unfinished, all the work (interviews, orientation to the students, others) lose meaning because they are not used. Thus, this work presents the development of software to assist CC procedures. A methodology that includes technical and pedagogical aspects was developed. A case study was conducted to validate the effectiveness of the developed solution. The evaluation, carried out by the teachers and the pedagogical team, considered ergonomics and pedagogical aspects. Regarding the procedures of the PCC and also the CC, 72% considered that the requirements were fully met by the solution developed. The mean of full acceptance in percentage points in the CPC procedure evaluations was 76% and in the CC procedures, 71%. There was no negative evaluation in the ergonomics and pedagogical aspects and most of the evaluators considered that the requirements were fulfilled. The benefits developed are: student´s identification through photos, student´s position in the classroom, defining the most recurring learning difficulties and presentation of student performance during the Council meeting that class of easy understanding that assists in making decisions.

Hélio Toshio Kamakawa

Data da defesa: 05/12/2018

Banca Examinadora

Orientador (a): Luiz Fernando Braga Lopes (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Filgueiras Damasceno (UTFPR)
Membro da Banca: José Barbosa Dias Júnior (IFPR)

Palavra(s)-Chave: Conselho de Classe, Educação, Ensino-aprendizagem.

Keywords: Class Council, Education, Teaching-learning.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.