Publicada em

03/12/2018

Vinicius Granzotti Martins

259 – Melhoria na metodologia de aula do ensino fundamental na disciplina de robótica utilizando técnicas do movimento ágil

Resumo

Nos dias atuais, a tecnologia está cada vez mais presente e a habilidade de entendê-la e controlá-la está cada vez mais valorizada. Com a automação cada vez mais perto do cotidiano, a robótica deixou de ser um conceito somente de fábricas e está presente no dia a dia. Com isso, vários cursos educacionais surgiram com o intuito de promover o conhecimento de robótica para crianças, incluindo também conceitos de física e matemática. Em contrapartida, novas metodologias, denominadas ágeis, surgem a partir de necessidades de melhorias de desempenho no mercado de trabalho, como esteira de produção de veículos ou no desenvolvimento de ferramentas computacionais. Tais metodologias se mostraram bastante flexíveis, no critério de como e onde serem aplicadas. Este trabalho adicionou conceitos das metodologias ágeis, retiradas diretamente do Kanban e Scrum, na metodologia de aula de robótica extracurricular, também conhecida como metodologia ativa, com o intuito de melhorar produtividade em sala de aula. Tal experimento mostrou uma melhora no tempo de conclusão da aula de robótica (montagem, programação e execução) para turmas que tiveram contato com a metodologia ágil.

Abstract

Nowadays, technology is increasingly present and the ability to understand and control it is increasingly valued. With automation becoming closer and closer to everyday life, robotics is no longer a concept of only factories and is present every day. With this, several educational courses were created to promote robotics knowledge for children, including concepts of physics and mathematics. On the other hand, new methodologies, known as agile, arise from the needs of performance improvements in the market, such as the production of vehicles or the development of computational toolsen, including concepts of physics and mathematics. These methodologies have proved to be very flexible, in the criterion of how and when they are applied. This work added concepts of agile methodologies, taken directly from Kanban and Scrum, in the extracurricular robotics class methodology, also known as active methodology, with the goal of improving classroom productivity. This experiment showed an improvement in the time of completion of the robotics class (assembly, programming and execution) for groups that had contact with the agile methodologies.

Data da defesa: 03/12/2018

Banca Examinadora

Orientador (a): Sebastião Ribeiro Junior (Lactec)
Membro da Banca: Ana Paula Oening (Lactec)
Membro da Banca: Débora Cintia Marcilio (Lactec)
Membro da Banca: James Alexandre Baraniuk (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Robótica; Ensino Fundamental; Metodologia Ativa; Scrum; Kanban;

Keywords: Robotics; Elementary School; Active Methodology; Scrum; Kanban;

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.