Os sistemas eletros-hidráulicos vêm sendo aplicados nos mais diversos segmentos industriais, onde busca-se o alcance do melhor rendimento destes equipamentos. O presente trabalho apresenta o emprego desse sistema em um veículo de grande importância para a indústria, o que realiza o transporte diário de elevadas cargas, que podem chegar a 40 toneladas. Anteriormente, os movimentos desse veículo eram formados por sistemas elétricos os quais se degradaram, forçando a utilização manual, puxado por outra máquina movimentando as elevadas cargas. Foi realizado o levantamento de materiais para um novo sistema de movimentação, sendo este um sistema eletro-hidráulico para montar sobre a estrutura antiga. Em seguida iniciaram-se os testes para verificar se o sistema suportava movimentar o peso, bem como o ganho em mobilidade, ergonomia do processo e rendimentos elétricos com a baixa potência aplicada. Os testes foram feitos com a movimentação de cargas de 23 toneladas e 39,9 toneladas que são as cargas de maior massa existente e outra de valor intermediário. Também foi realizado o teste de pressão no sistema eletro-hidráulico em ambas as cargas, demonstrando que não foi utilizada toda pressão para a qual foi projetado. Sendo assim ganhou-se na mobilidade porque a máquina que puxava outro veículo foi eliminada. Ocorreram ganhos na ergonomia sem a necessidade de dois operadores para encaixar o veículo na máquina, posto que o equipamento pode trabalhar em período constante de até 2 horas e 15 minutos intermitentes, sem precisar carregar as baterias. Por conseguinte, o emprego do sistema eletro-hidráulico é seguro e eficaz para movimentar cargas elevadas específicas, auxiliando as indústrias quando não conseguirem fazer essa transferência por outro equipamento.
The electro-hydraulic systems have been applied in the most diverse industrial segments, where it is sought to achieve the best performance of these equipments. The present work presents the use of this system in a vehicle of great importance for the industry, which carries out the daily transport of high loads, which can reach 40 tons. Previously, the movements of this vehicle were formed by electrical systems which degraded, forcing the manual use, pulled by another machine handling the high loads. Materials were collected for a new drive system, this being an electro-hydraulic system to mount on the old structure. Then the tests were started to verify if the system could support the weight movement, as well as the gain in mobility, ergonomics of the process and electrical yields with the low power applied. The tests were carried out with the handling of loads of 23 ton and 39.9 ton that are the loads of greater existing mass and another of intermediate value. It was also carried out the pressure test in the electro-hydraulic system in both loads, demonstrating that the pressure for which it was designed was not used. It was thus gained in mobility because the machine pulling another vehicle was eliminated. There have been gains in ergonomics without the need for two operators to fit the vehicle into the machine, since the equipment can work on a constant period of up to 2 hours and 15 minutes intermittently without having to charge the batteries. Therefore, the use of the electro-hydraulic system is safe and effective for handling specific high loads, assisting industries when they can not make such a transfer by other equipment.
Data da defesa: 15/02/2018
Banca Examinadora
Orientador (a): Sebastião Ribeiro Junior (Lactec)
Membro da Banca: Cresencio Silvio Segura Salas (Lactec)
Membro da Banca: Edemir Luiz Kowalski (Lactec)
Membro da Banca: James Alexandre Baraniuk (UFPR)
Palavra(s)-Chave: Eletro-hidráulico. Veículo industrial. Cargas elevadas. Sistema Eletro-hidráulico.
Keywords: Electro-hydraulic automation. Industrial vehicle. High loads. Electro-hydraulic system.