Publicada em

23/08/2017

Daviane Dos Santos Chegoski

230 – Inovação no modelo de atendimento dos serviços de encomendas por meio de aplicativo visando à integração de canais de varejo

Resumo

Com a disseminação da Internet sem fio e da telefonia celular o consumidor está mais conectado, cenário que oportuniza novas formas de relacionamento e geração de experiências positivas voltadas ao cliente. A estratégia de integração de canais, o omnichannel, indica que o consumidor pode acessar vários canais: seja presencial ou não-presencial. O presente estudo visa ampliar o conhecimento sobre o impacto de tecnologias interativas como contribuição à integração dos canais de atendimento ao usuário, por meio da utilização de aplicativo. Também tem a intenção de fornecer subsídios que apoiem a construção de novo modelo de atendimento voltado às necessidades do consumidor moderno, utilizando como recorte a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, os Correios. O atual modelo de atendimento ocorre por meio presencial, Internet ou telefone. Para este estudo, desenvolveu-se um aplicativo para pré-atendimento de encomendas, com o objetivo de fornecer um novo instrumento de relacionamento por meio do canal mobile. O experimento foi realizado em uma agência de Correios, localizada no município de Curitiba – Paraná, mediante a realização de teste para uso do aplicativo de postagem de encomendas com empregados dos Correios. Durante a aplicação do teste em campo, utilizou-se o formulário de pesquisa para mapear a percepção do usuário sobre o uso do aplicativo de pré-atendimento de encomendas. A pesquisa foi composta por questões inerentes ao perfil dos usuários para avaliação da percepção sobre o uso do aplicativo de pré-atendimento. Como resultado, a pesquisa contribui para ratificar que a utilização de aplicativos voltados à prestação de serviços, além de inovar o modelo de atendimento, pode ampliar o relacionamento com o usuário. Os resultados da pesquisa demonstram que 80% dos usuários consideram que o aplicativo reduziu o tempo de atendimento. No teste de uso do aplicativo, 77,1% dos usuários afirmam preferir utilizar o modelo de pré-atendimento mobile. Ademais, 83,8% dos respondentes afirmam que voltariam a utilizá-lo, bem como 79% instalariam em seu próprio celular, associado ao resultado de 86,7% que indicariam o aplicativo para um amigo. Considerando os resultados da pesquisa, fica evidente que a utilização de aplicativo contribui para aproximar o relacionamento empresa e consumidor. E essa aproximação possibilita a oferta de conveniência e facilidade ao usuário. Ademais, o estudo fornece artefatos como contribuição e confirmação da importância da integração dos canais de varejo, o omnichannel para ampliar o horizonte de relacionamento, com vistas ao comércio por meio do canal mobile, o mobile commerce. Por oportuno, fornece insumos aos Correios para o estabelecimento de diretrizes estratégicas que apoiem o desenvolvimento da integração de canais de relacionamento com o usuário.

Abstract

With the spread of wireless Internet and cellular telephony, the consumer is more connected, a scenario that allows for new forms of relationship and the generation of positive customer experiences. The channel integration strategy, the omnichannel, indicates that the consumer can access multiple channels: either face-to-face or non-face-to-face. The present study aims to increase knowledge about the impact of interactive technologies as a contribution to the integration of user service channels through the use of the application. It also intends to provide subsidies that support the construction of a new model of service aimed at the needs of modern consumers, using as a cutback the Brazilian Post Office. The current service model occurs through presence, Internet or telephone. For this study, an application for order fulfillment was developed with the objective of providing a new relationship instrument through the mobile channel. The experiment was carried out in the Brazilian Post Office located in the city of Curitiba – Paraná, through a test to use the post ordering application with employees of the Brazilian Post Office. During the application of the field test, the research form was used to map the user’s perception about the use of the pre-order application. The research was composed of questions inherent to the profile of the users to evaluate the perception about the use of the pre-service application. As a result, the research contributes to ratify that the use of applications aimed at providing services, in addition to innovating the service model, can broaden the relationship with the user. The survey results show that 80% of users feel that the application has reduced service time. In the test of application use, 77.1% of users say they prefer to use the mobile pre-service model. In addition, 83.8% of the respondents stated that they would use it again, and 79% would install it on their own cell phone, associated with the 86.7% result that would indicate the application to a friend. Considering the results of the research, it is evident that the use of the application contributes to the relationship between the company and the consumer. And this approach makes it possible to offer convenience and ease to the user. In addition, the study provides artifacts such as contribution and confirmation of the importance of the integration of retail channels, the omnichannel to broaden the relationship horizon, with a view to trade through the mobile channel, the mobile commerce. As appropriate, it supplies inputs to the Brazilian Post Office for the establishment of strategic guidelines that support the development of the integration of channels of relationship with the user.

Data da defesa: 23/08/2017

Banca Examinadora

Orientador (a): Alexandre Rasi Aoki (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Pedro José Steiner Neto (UP)

Palavra(s)-Chave: Canais de Varejo. Omnichannel. Mobile commerce. Percepção do Usuário. Aplicativos para Dispositivos Móveis – APPs.

Keywords: Retail Channels. Omnichannel. Consumer behavior. APP. Mobile Devices.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.