Este trabalho apresenta um método para a utilização da robótica educacional de baixo custo como ferramenta facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. A robótica educacional possibilita ao aluno conhecer a tecnologia atual, desenvolver habilidades e competências, a capacidade crítica, o senso de saber contornar as dificuldades na resolução de problemas e o raciocínio lógico. Por meio da aplicação do método aqui proposto, observam-se os resultados desta tecnologia e levantamento de novas oportunidades de aplicação e estudo da robótica educacional de baixo custo na educação. Sendo a tecnologia, hoje, um importante recurso na busca de inovação do processo cognitivo, a criação de modelos tridimensionais controláveis por computador com o uso de materiais recicláveis, software livre e interface de baixo custo é uma atividade que propicia resultados significativos.
This dissertation proposes a method for utilization of low cost educational robotics as a mentoring tool for the process of teaching and apprenticeship. The educational robotics make possible for the student to be in contact with the actual technology, to develop abilities, skills, the critical sense and to learn how to deal with dificulties on solving problems of logical thinking. Through the application of the method proposed in this work is possible to notice the results of this technology and to find out new oportunities of use and studies based on educacional robotics. As the technology nowadays is an important resource on serching innovation of cognitive process, the criation of manageable three-dimensional models by computers with scrap, recycle materials. freeware softwares and low costs interfaces is an activity that applies meaningful results.
Data da defesa: 14/11/2008
Banca Examinadora
Orientadora: Gilson Paulillo (Lactec)
Membro da Banca: Vóldi Costa Zambenedetti (Lactec)
Membro da Banca: Laíze Márcia Porto Alegre (UTFPR)
Palavra(s)-Chave: Robótica Educacional; Tecnologia Educacional.
Keywords: Educational Robotics; Educational technology.