Publicada em

26/05/2017

Beatriz Fernandes De Castro

223 – Estudo da influência de pigmento de óxido de ferro nas propriedades da camada intermediária de um revestimento orgânico e na proteção contra a corrosão

Resumo

Foram estudas as alterações causadas em um revestimento orgânico base epóxi, utilizado como camada intermediária no esquema de pintura, pela substituição em sua formulação original do pigmento óxido de ferro por óxido de ferro micáceo. A priori iniciou-se a pesquisa por caracterizações de espectroscopia Raman e microscopia eletrônica de varredura, com o objetivo de verificar, que entres os pigmentos havia somente a diferença em suas estruturas geométricas, e que em sua composição química tratava-se do mesmo minério de ferro em ambos. Esta substituição do pigmento na formulação teve como objetivo principal, causar um melhor desempenho protetivo contra a corrosão, para comprovar os efeitos causados em relação a proteção do substrato, foram aplicados ensaios eletroquímicos de espectroscopia de impedância eletroquímica e potencial de circuito aberto, capazes de evidenciar as mudanças ocorridas na cinética do desenvolvimento do processo de corrosão no sistema. Por fim foi avaliado se a cinética de cura do revestimento, foi afetada por essa alteração, para obtenção de tal informação, utilizou-se a técnica de espectroscopia de onda difusa. Ficou evidenciado diferenças significativas, mas que não comprometem sua aplicabilidade permitindo concluir-se, ser de grande benefício a substituição do pigmento na formulação proposta neste trabalho para combater e retardar os danos causados pela corrosão. Os valores de resistividade obtidos pela técnica de espectroscopia de impedância eletroquímica para o esquema de pintura contendo a camada intermediária com óxido de ferro micáceo foram de várias ordem de grandeza maior do que o esquema de pintura contendo camada intermediária sem óxido de ferro micáceo. Os resultados obtidos pelas técnicas eletroquímicas evidenciaram a melhora do efeito protetivo barreira proporcionado pelas partículas lamelares do óxido de ferro micáceo, as quais aumentam o caminho livre médio da percolação das espécies agressivas através do filme de tinta.

Abstract

Data da defesa: 26/05/2017

Banca Examinadora

Orientador (a): Marcos Antonio Coelho Berton (Lactec)
Membro da Banca: Guilherme Cunha da Silva (Lactec)
Membro da Banca: Agne Roani de Carvalho (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Revestimentos orgânicos, pigmentos, óxido de ferro micáceo, espectroscopia de impedância eletroquímica, espectroscopia de onda difusa, corrosão.

Keywords: Organic coatings, pigments, micaceous iron oxide, electrochemical impedance spectroscopy, diffusion wave spectroscopy, corrosion.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.