Publicada em

30/03/2017

Rosana Silvia Borba Regiani

220 – Desenvolvimento e aplicação de software educacional para ensino de educação ambiental dentro de microbacia do município de Paraíso do Norte – PR

Resumo

Embora se observe, atualmente, preocupação crescente quanto ao enfoque ambiental, as informações acerca de critérios do ensino da Educação Ambiental disponibilizados na rede educacional são divergentes quanto à sua concepção e prática. A adoção de estratégias didáticas é necessária para criar condições objetivas e projetos que possam auxiliar como planejadores e selecionadores do material a ser trabalhado. Com base nessas considerações, o objetivo geral deste estudo foi de desenvolver e aplicar um software educativo interativo sobre a microbacia do Ribeirão Palmital, para fins de Educação Ambiental nas escolas municipais do município de Paraíso do Norte, no Paraná. Para tanto, inicialmente foi realizada uma pesquisa junto aos órgãos oficiais do Paraná que atuam na microbacia em questão. Com base nesses levantamentos, procedeu-se então à elaboração do levantamento de dados primários, através de aplicação de entrevistas com alunos do 4.º ano do Ensino Fundamental, a partir de questionários predeterminados para avaliar as informações que o software deveria conter para abranger as dúvidas e dificuldades informativas dos educandos. Aos dados levantados foi aplicada análise de estatística descritiva. Dentre os resultados obtidos, a análise de um conjunto de diagnósticos possibilitou o desenvolvimento de um software, compatível com sistema Android, como tablet, celular e plataforma de jogos Google. Os resultados do estudo foram adequados em informar e permitir que a rede escolar tivesse acesso ao material sobre a microbacia municipal e perceber sua função como fornecedora de água para a região. O software interativo “Projeto Ribeirão Palmital” foi aplicado nas escolas municipais e comprovado através de testes de usabilidade. Permitindo verificar que o resultado ao método foi favorável ao nível de testar competências e modificar comportamentos, dando à educação ambiental regional tom mais específico.

Abstract

Although there is currently growing concern about the environmental approach, information about the criteria of Environmental Education teaching available in the educational network differs in conception and practice. The adoption of didactic strategies is necessary to create objective conditions for the development of projects that can help as planners and selectors of the material to be worked on. Based on these considerations, the general objective of this study was to develop and apply an interactive educational software on the microbasin of Ribeirão Palmital for environmental education purposes in municipal schools in the municipality of Paraíso do Norte, Paraná. For that, a survey was initially carried out with the official agencies of Paraná that operate in the microbasin in question. On the basis of these surveys, the primary data collection was carried out, through the application of interviews with 4th year primary school students, from predetermined questionnaires to evaluate the information that the software should contain to cover the doubts and information difficulties of learners. Data analysis was applied to descriptive statistics. Among the results obtained, the analysis of a set of diagnoses enabled the development of a software compatible with Android system, such as tablet, mobile phone and Google gaming platform. The results of the study were adequate to inform and allow the school network to have access to the material on the municipal microbasin and to perceive its function as water supplier for the region. The interactive software “Projeto Ribeirão Palmital” was applied in municipal schools and proven through usability tests. Allowing to verify that the result to the method was favorable to the level of test competences and modify behaviors, giving regional environmental education more specific tone.

Rosana Silvia Borba Regiani

Data da defesa: 30/03/2017

Banca Examinadora

Orientador (a): Tânia Lucia Graf de Miranda (Lactec)
Membro da Banca: Isabella Françoso Rebutini Figueira (Lactec)
Membro da Banca: Nicole Machuca Brassac de Arruda (Lactec)
Membro da Banca: Luciano Blasius (UP)

Palavra(s)-Chave: Educação ambiental. Microbacia. Software.

Keywords: Environmental education. Microbasin. Software.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.