O Ensino a Distância (EAD) tornou-se um meio importante para o aprendizado na educação moderna. Com ele, gerações de todas as idades aptas a cursarem uma universidade visualizaram a possibilidade de realizar seus sonhos diante das inúmeras dificuldades que o ensino presencial pode acarretar. Por outro lado, o ensino a distância pode apresentar algumas barreiras capazes de ser transpostas com o incentivo dos professores, proporcionando a motivação necessária e suficiente para os alunos romperem os desafios inerentes ao estilo de ensino. O presente trabalho procurou evidenciar as dificuldades do aprendizado especificamente quanto à disciplina de Algoritmo e Lógica de Programação no curso de informática no Ensino a Distância, cujas evasão e reprova têm sido significativas. Para tanto, desenvolveu-se a fundamentação teórica buscando um aprofundamento quanto às tecnologias de informação voltadas para o Ensino a Distância, utilizando-se delas como apoio no curso de informática, por meio do estudo de caso realizado em uma instituição de ensino superior na cidade de Maringá/PR. As ferramentas em questão utilizadas no experimento foram a Ambap, Portugol Studio e Portugol IDE. Foram indicadas por vários motivos, principalmente por apresentarem a interface limpa e agradável, de fácil utilização e por serem disponibilizadas em português. O experimento em questão foi realizado entre os meses de abril e junho de 2016 e contou com a participação de coordenadores de cursos, professores mediadores, professores formadores e dos alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS), Sistemas para Internet (SI) e Gestão em Tecnologia da Informação (GTI). O objetivo deste trabalho foi analisar a aplicabilidade de ferramentas de auxílio no sistema de Ensino a Distância, visando aprimorar os conhecimentos dos alunos mediante o uso de tais ferramentas. O resultado obtido foi surpreendente, demonstrando que a utilização das ferramentas no uso das disciplinas é imprescindível para a melhoria do aprendizado no Ensino a Distância e diminuindo consideravelmente o índice de reprovação e desistência no curso de informática na disciplina de Algoritmo e Lógica de Programação.
Distance learning has become an important means for learning in modern education. With him, generations of all ages to take a University, viewed the chance to realize their dreams on the numerous difficulties that face-to-face education can entail. On the other hand, distance learning can present some barriers that can be transposed with the encouragement of teachers providing the necessary motivation and enough that students can break the challenges inherent in teaching style. The present study sought to highlight the difficulties of learning specifically about the discipline of algorithm and programming logic in the course of information technology for EAD, which fails and has been significant. To this end, developed the theoretical basis for seeking further elaboration with regard to information technologies geared for distance learning, using them as support in the course of data processing, through the case study in an institution of higher education in the city of Maringá-PR. The tools in question used in the experiment were the Ambap, Portugol Studio and Portugol IDE. Were indicated for several reasons, primarily for presenting the nice clean interface, easy to use and by being available in Portuguese. The experiment in question, was conducted between the months of April to June 2016 and included the participation of coordinators of courses, teachers, teacher trainers and mediators of the students of the courses of analysis and development of systems (ADS), Internet systems (SI) and information technology Management (GTI).
The objective of this work was to analyze the applicability of tools aid in the distance learning system, in order to enhance the knowledge of students through the use of such tools. The result was surprising, demonstrating that the use of the tools in use of disciplines is critical for improving learning in distance and learning considerably decreasing the rate of disapproval and giving up on the course in the discipline of algorithm and programming logic.
Data da defesa: 24/03/2017
Banca Examinadora
Orientador (a): Sebastião Ribeiro Junior (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Luiz Fernando Braga Lopes (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Filgueiras Damasceno (UTFPR)
Palavra(s)-Chave: EAD. Portugol IDE. Portugol Studio. Ambap. Ferramenta para o Ensino de Programação.
Keywords: Distance education. EAD. Portugol IDE. Portugol Studio. Ambap. Algorithm and programming logic. Tool for teaching programming.