Uma das aplicações de motores de corrente contínua com ímã permanente é em sistemas de ventilação e equilíbrio térmico usado pela indústria automobilística, em função da facilidade de se ter uma fonte de corrente contínua, proveniente das baterias e por serem máquinas compactas, utilizando pouco espaço. Esses sistemas basicamente trabalham na refrigeração do motor de um automóvel, realizando a ventilação do radiador, bem como, na refrigeração interna do veículo o qual movimenta o ventilador do sistema de ar condicionado. Este trabalho apresenta um estudo dos efeitos causados por uma modificação construtiva na espessura do ímã permanente utilizado por esses motores, reduzindo assim o volume total do ímã e conjuntamente aumentando o entreferro, distância entre estator e rotor, da máquina. Buscou-se estudar e avaliar quais os impactos relativos às especificações do fabricante o qual foi considerado como motor padrão, em relação aos motores que foram modificados. No decorrer do estudo trabalhou-se com duas amostras diferentes dos motores modificados. Com o desenvolvimento dos ensaios foi possível coletar dados para quantificar parâmetros do circuito elétrico, magnético e mecânico do motor, concluindo assim a proposta deste trabalho e finalizando a metodologia de estudo. Observou-se que em relação ao motor padrão, tem-se um aumento de velocidade com a redução da espessura do ímã permanente, o que pode representar uma vantagem em sistemas de ventilação forçada, bem como a redução de massa do motor. O resultado deste trabalho poderá ajudar na tomada de decisões com relação à possibilidade da modificação do motor de corrente contínua, conforme interesses do fabricante e de seus clientes, bem como adotado como um modelo de roteiro de testes em motores c.c. para alunos.
One of the application of direct current motors with permanent magnets is at ventilation systems and thermal equilibrium used in automotive industries due the easiness of having a direct current source from batteries and using little space because they are compact machines. These systems basically work cooling the engine of a car by performing a ventilation on the radiator as well as in the internal vehicle cooling, which is responsible for moving the air conditioning system. This research presents the analyzes of the effects caused by a constructive change at the permanent magnet thickness used by these direct current motors with permanent magnets reducing the total magnet volume increasing the air gap, the distance between the stator and the rotor, of the machine. It was considered to study and evaluate which impacts relative to the manufacture’s specifications and which was considered as an engine standard in relation to the modified engines. During the study, two modified samples were used. Developing the tests, it was possible to collect the electric circuit, magnetic and mechanical data of the motor, thus concluding a proposal in this research and laboring a study methodology. It was observed that in relation with the standard motor it has an increase of speed with the reduction of the permanent magnet thickness, representing an advantage on forced ventilation systems as well as the motor weight. The results can help in making decisions regarding the possibility of modifying the continuous mechanism maintenance according to the manufacturer and client’s interests, as well as being adopted as a script template about direct current motors for students.
Data da defesa: 23/02/2017
Banca Examinadora
Orientador (a): Edemir Luiz Kowalski (Lactec)
Membro da Banca: Sebastião Ribeiro Junior (Lactec)
Membro da Banca: André Eugenio Lazzaretti (UTFPR)
Palavra(s)-Chave: Pequenas Centrais Hidrelétricas, Garantia Física, Vazões Médias Mensais, Vazões Médias Diárias.
Keywords: Direct current motor with permanent magnets, engine parameters, vehicle ventilation system motor, direct current motors test.