Publicada em

27/01/2017

Edson Yabushita

202 – Sistemas multiagentes para gerenciamento acadêmico

Resumo

Com a disseminação das instituições de ensino que ofertam cursos superiores, um problema cada vez mais frequente é a falta de sistemas para um acompanhamento personalizado do aluno realizado pelas coordenações de curso. Várias instituições têm necessidade em armazenar informações sobre alunos relacionadas a seus conhecimentos e aproveitamento educacional, sempre procurando inseri-los no mercado de trabalho. Existem várias informações sobre os acadêmicos, uma delas importante para classificar as competências, é o nível de conhecimentos. Um sistema automatizado para realizar tal tarefa precisa coletar características dos envolvidos, efetuar a extração dos dados mais importantes e armazena-los em uma base de dados, aguardando que aconteça uma interação para dar a resposta. A arquitetura baseada em Sistemas Multiagentes (SMA) é adequada para tal sistema, essas aplicações são projetadas em termos de entidades de software autônomos chamados agentes que de forma flexível alcançam os seus objetivos, interagindo entre si utilizando protocolos de comunicação. Neste contexto, este trabalho explora o uso de SMA focado no conceito de autonomia e interação, atuando em um sitema de gerenciamento acadêmico, capaz de realizar o acompanhamento da trajetória profissional e rendimento educacional dos alunos. Assim, o objetivo desse trabalho consiste em utilizar uma abordagem que tem sido proposta para a análise e projeto, a Metodologia para a Análise e Projeto de SMA utilizando Framework de Desenvolvimento de Agentes Java (JADE) que, considera a etapa de análise genérica, enquanto a fase de concepção concentra-se nas construções fornecidas pelo JADE, a Modelagem Unificada de Agentes (AUML) é o componente principal da metodologia proposta, os diagramas desenvolvidos são apresentados neste trabalho. Todos os aspectos mais importantes analisados durante o projeto do SMA estão descritos, evidenciando a importância de cada um deles. Cada protocolo proposto foi implementado e avaliado, os resultados obtidos durante as experimentações realizadas considerando cenários váriados demonstram a importância do uso da metodologia utilizada e a funcionalidade dos protocolos propostos.

Abstract

With the dissemination of educational institutions offering higher education, a frequent problem is the lack of systems for a personalized follow-up of the students, carried out by the coordination. Several institutions need to store information about students regarding their knowledge and educational achievement, always seeking to insert them in the labor market. There is a lot of information about the academics and, one of them, important to classify skills is the level of knowledge. An automated system to accomplish this task needs to collect characteristics of those involved, extract the most important data and store them in a database, waiting for an interaction to occur to provide the answer. The architecture based on Multi-Agent system (M.A.S.) is suitable for such system; these applications are designed in terms of autonomous software entities called agents which, in a flexible way, reach their goals, interacting with each other using communication protocols. In this context, this study explores the use of M.A.S focused on the concept of autonomy and interaction, acting in an academic management system, capable to follow the professional trajectory and the educational achievement of the students. Using an approach that has been proposed for analysis and design, the Methodology for the Analysis and Design of M.A.S. using Java Agent Development Framework (JADE); this methodology considers the generic analysis step, while the conception phase focuses on the constructions provided by JADE. The Unified Modeling of Agents (U.M.L.) is the main component of the proposed methodology; the diagrams developed are presented in this work. Every important aspect analyzed during the M.A.S project is described, highlighting the importance of each one of them. Each proposed protocol was implemented and evaluated; the results obtained during the performed experiments, considering a variety of scenarios, demonstrate the importance of using this methodology and the functionality of the proposed protocols.

Data da defesa: 27/01/2017

Banca Examinadora

Orientador (a): Sebastião Ribeiro Junior (Lactec)
Membro da Banca: Renato De Arruda Penteado Neto (Lactec)
Membro da Banca: Débora Cíntia Marcilio (Lactec)
Membro da Banca: Andrey Ricardo Pimentel (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Agentes Inteligentes. Sistemas Multiagentes. AUML. JADE. FIPA.

Keywords: Smart Agents. Multi-Agent Systems. U.M.L. JADE. FIPA.

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