Publicada em

30/09/2016

André Luiz Gasparro Sevilha

186 – Método para modelagem e mensuração de expectativas de usuários de sistemas de informação

Resumo

O bom uso dos sistemas de informação, principalmente aqueles voltados para o uso corporativo, dependem particularmente de seus usuários. A aceitação desses usuários a estes sistemas está intimamente ligada a fatores cognitivos relativos as expectativas dos usuários. Sendo assim, há possibilidade de reduzir de custos ligados ao desenvolvimento de sistemas, em especial aos custos relativos a readequação do sistema, implantação e custos provenientes a riscos inerentes a aceitação e subutilização, novos produtos de software ou novas ferramentas por meio da análise das expectativas de usuários. Logo, a modelagem de expectativas procura analisar os fatores que levam um usuário a utilizar um sistema em detrimento de outro e entender o porquê de casos de má ou subutilização por parte dos usuários, além de auxiliar a análise e engenharia de software para esclarecer em que pontos os requisitos elicitados foram ou não atendidos. A pesquisa foi realizada em um estudo de caso em empresas que utilizam software ERP para sua gestão e por meio dos fornecedores destes softwares realizaram-se as pesquisas com os usuários. Os usuários foram entrevistados em cinco ocasiões diferentes, cada uma delas seguidas de alterações no sistema ou no ambiente de trabalho deste para validar o levantamento anterior em relação a perceptibilidade e impacto de cada evento. Destarte, foram apresentados os grupos de expectativas aos usuários e na sequencia eles priorizaram estes grupos. A priorização se deu por meio de sete cartas, cada uma com um grupo de expectativa; ou por um cartão em que foram impressos os sete grupos e os usuários indicaram sobre ele as prioridades de cada grupo; ou de forma eletrônica por meio de um sistema web criado especificamente para esta finalidade em que os usuários tinham os grupos em caixas de texto selecionáveis e poderiam alterar a ordem de cada uma. Ao final dos levantamentos de expectativas e validação dos eventos chegou-se a mensuração do perfil geral do grupo que refletia o perfil de todos os usuários pesquisados em relação aos sistemas em questão. Além disso, apresentou-se a modelagem em forma gráfica e a mensuração numérica das prioridades grupo a grupo. Sendo que isto possibilitou a criação de análises estatísticas relativas a distribuição de prioridades por grupos de usuários, separação de diferentes grupos de usuários relativos a perfis próximos e análises descritivas que possibilitam simulações, a exemplo de simulações como a de Monte Carlo para prever riscos diversos.

Abstract

The good use of information systems, mainly those to the corporative use, particularly depends on its users. The acceptance of these users to these systems are intimately connected to cognitive factors related to the users’ expectations. Therefore, there is the possibility to reduce the costs associated to system’s development, especially to the costs related to readjustment of the system, implementation and the costs from the inherent to the acceptance and underutilization, new software products or new tools by analyzes of users’ expectations. So, the modeling of expectations seeks to analyze the factors which take a user to use a system in detriment of other and understand the reasons of cases of bad or underutilization from the users, besides helping the analyzes of the software engineering to clarify which points the elicited requisites were or weren’t complied. The research was carried out in a case study in companies where it was used the ERP software to their management and by the providers of these software it was done the researches with the users. The users were interviewed in five different occasions, each of them followed by changes in the system or in this work environment to validate the previous survey in relation to perceptibility and impact of each event. In this way, it was presented the group of expectations to the users and in the sequence, they prioritized these groups. The prioritization occurred in seven cards, each one with a group of expectations; or by a card that was printed the seven groups and the users indicated in it the priorities of each group; or electronically by a web system created specifically to this purpose in which the users had the groups in text boxes selected and could change the order of each one. In the end of the surveys of expectations and validation of the events, it was reached the measurements of the general profile of the group, which reflected the profile of all users researched in relation to the system in question. Besides, it was presented the modeling in graphic form and the numeric measurement of the priorities group by group. Being possible the creation of statistics analyzes related to the distributions of priorities by group of users, separating the different groups of users related to close profiles and descriptive analyzes which enabled simulations, for example, the simulation with Monte Carlo to prevent various risks.

Data da Defesa: 30/09/2016

Banca Examinadora

Orientador (a): Sebastião Ribeiro Júnior (Lactec)
Membro da Banca: Rodrigo Jardim Riella (Lactec)
Membro da Banca: Rodrigo Clemente Thom de Souza (Lactec)
Membro da Banca: Andrey Ricardo Pimentel (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Aceitação, Intenção de uso, Expectativas, Usuários, Modelagem de expectativas.

Keywords: Acceptance, intention of use, expectations, users, modeling of expectations.

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