Publicada em

20/06/2008

Renata Ganzerli Fortes

18 – Identificação e avaliação dos principais aspectos relacionados à reciclagem dos plásticos mais utilizados no setor automobilístico brasileiro e o seu atendimento à regulamentação ambiental

Resumo

No mundo, crescem as pressões ambientais para que processos de reciclagem de materiais sejam cada vez mais utilizados, nos mais diversos setores. A indústria automobilística exerce papel importante no processo de desenvolvimento tecnológico, principalmente com relação à demanda de novas tecnologias para reciclagem dos materiais utilizados em seus automóveis. A cada ano, aumentam o volume de produção e a frota brasileira de automóveis. Em paralelo a isto, gradativamente, registra-se um aumento da utilização de plásticos na produção de veículos, diminuindo o peso dos automóveis e, consequentemente, suas respectivas emissões de gás carbônico (CO2). A indústria automobilística responde deste modo, por uma grande parte do mercado de consumo de plásticos. Desta maneira, o principal objetivo deste trabalho foi o de avaliar as cadeias de reciclagem, com ênfase aos principais materiais plásticos utilizados durante toda a cadeia de produção de automóveis. E verificar, assim, como e o quanto o Brasil está se adequando às novas diretivas ambientais internacionais, como por exemplo, a Diretiva Ambiental Europeia (Diretiva 2000/53/CE), aprovada no ano de 2000 e que representou um fato relevante neste processo. Para atingir tal objetivo, foi feita inicialmente uma pesquisa para se identificar os principais recicladores de materiais plásticos. Em seguida, por meio de aplicação de questionários e entrevistas, foram avaliados os principais aspectos do processo de reciclagem utilizados pelos mesmos. Na sequência, foram feitas visitas e entrevistas com importantes fornecedores de plásticos para a indústria automobilística. Por fim, foi feita uma pesquisa, com a aplicação de questionários, em duas grandes montadoras, a Renault do Brasil e a Ford do Brasil. Com base nestes dados foi possível concluir que, no Brasil, existem vários aspectos nesta cadeia de produção que ainda impedem que o Brasil seja capaz de atingir níveis satisfatórios de reciclagem das peças plásticas. Aspectos como a dificuldade de acesso aos recicladores, que receiam expor seus processos de reciclagem e a indisponibilidade do material a reciclar. Em países como os Estados Unidos e o Japão, estas atividades de reciclagem encontram-se em estágio bem avançado, quando comparados com as condições atuais do Brasil. Nestes países, já se observam desenvolvimentos de tecnologias próprias para resolver, por exemplo, problemas com relação à recuperação de peças plásticas pintadas, entre outras.

Abstract

In the world, the environment pressures grow so that processes of recycling of used materials are each time more, in the most diverse sectors. The automobile industry performs important role in the process of technological development, mainly regarding the demand of new technologies for recycling of the materials used in its automobiles. Every year, the production volume and the Brazilian fleet of automobiles increase. In parallel with this, gradually, an increase of the plastic use is registered in the production of vehicles, reducing the weight of cars and, consequently, their emissions of carbon dioxide (CO2). So, the automobile industry answers for a great part of the market of plastic consumption. In this way, the main objective of this work was to evaluate the recycling chains, with emphasis to the main plastic materials used during all the chain of automobiles production. To verify, thus, as and how much Brazil is adjusting to the new international environment directive, as for example, the European Environmental Directive (Directive 2000/53/CE), approved in the year of 2000 and which represented an relevant fact in this process. To reach such objective, a research was made initially to identify the main recyclers of plastic materials. After that, by applying questionnaires and interviews, the main aspects of the process of recycling used by the same ones had been evaluated. In the sequence, visits and interviews with important plastic suppliers for the automobile industry had been made. Finally, a research was made, with the application of questionnaires, in two great assembly plants, the Renault of Brazil and the Ford of Brazil. With these data it was possible to conclude that in Brazil some aspects in this chain of production exist that still hinder that Brazil is capable to reach satisfactory levels of recycling of the plastic parts. Aspects like the difficulty of access to the recyclers which are afraid to display its processes of recycling, and the non-availability of the material to recycle. In countries as the United States and Japan , these activities of recycling are advanced when compared with the current conditions of Brazil . In these countries, developments of proper technologies are already observed to decide, for example, problems regarding the recovery of painted plastic parts, among others.

Data da defesa: 20/06/2008

Banca Examinadora

Orientador: Ricardo José Ferracin (Institutos Lactec)
Membro da Banca: Sandra Mara Alberti (Institutos Lactec)
Membro da Banca: Elis angela Ferruci Carolino (FEPAR)

Palavra(s)-Chave: Reciclagem De Materiais Plásticos; Indústria Automobilística; Regulamentações Ambientais.

Keywords: Recycling Of Plastic Materials; Auto Industry; Environmental Regulations.

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