Publicada em

25/08/2016

Antonio Carlos Guil

176 – Impacto de fatores socioeconômicos na adoção dos veículos elétricos

Resumo

O veículo elétrico é considerado atualmente uma alternativa para a melhoria do meio ambiente, pois promove a redução dos gases de efeito estufa e ainda, reduz a dependência do consumo dos combustíveis fósseis. Países como França, Holanda, Estados Unidos, China e Japão já utilizam o veículo elétrico como meio de transporte de pessoas em suas cidades e rodovias. Entretanto, por exemplo, em outros países como Brasil, Chile, México, Áustria, Índia e Austrália o assunto é tratado com certa desconfiança. O problema a ser resolvido nesta dissertação compreende uma análise estatística das variáveis consideradas para a adoção do veículo elétrico e que são as mais significativas para explicar um grau de adoção do mesmo. A metodologia considerada neste trabalho para resolver o problema foi baseada numa publicação anterior cujos dados e informações são referentes ao ano de 2012. A modelagem das variáveis, foi realizada mediante aplicação de técnicas estatísticas de regressão linear e selecionando-se o conjunto de variáveis independentes e a variável dependente. Os resultados gerados em formato de tabelas e gráficos, permitem a aplicação da estatística descritiva das variáveis. Obtém-se também, a base de informações para a montagem da equação de regressão linear. Com a equação estruturada, encontra-se o market share do veículo elétrico para cada país de estudo, onde estão consideradas as variáveis independentes como: montadoras/fábricas, preço médio kWh, preço médio gasolina, consumo de energia per capita ano, tipo transporte – veículo passageiro, ano introdução no país e frota agrupada. A nossa contribuição considera, a meta de veículos elétricos para 2021 e seu uso exclusivo para o transporte de passageiros, estando incluso neste estudo, o Brasil. O Brasil poderá vir a ter um incremento no número de veículos elétricos, desde que, existam incentivos e ações governamentais, tal como a que propomos na análise do cenário brasileiro.

Abstract

The electric vehicle is considered nowadays as an alternative to enhance the environment quality, because it promotes the reduction of green house gases and also reduce the dependency on the fossil fuel consumption. Countries such as France, Netherland, United States, China and Japan already employ electric vehicles as a means of transport within its cities and roads. Nevertheless, for example, in other countries such as Brazil, Chile, Mexico, Austria, India and Australia this issue is treated with certain mistrustfulness. The problem to be solved in this thesis comprises a statistical analysis of the variables considered for the adoption of the electric vehicle and which are the most significant to explain a degree of adoption of it. The methodology adopted in this thesis to solve the problem was based on an earlier publication whose data and information are related to the year of 2012. The modeling of variables was performed by applying linear regression statistical techniques and selecting the set of independent variables and the dependent variable. The results generated in tables and graphs, allow the application of descriptive statistics of the variables. It also obtains the basic information for mounting the linear regression equation. With the structured equation, the market share of the electric vehicle for each country is identified, where independent variables are considered, such as manufacturers/factories, average price kW/h, average petrol price, energy consumption per capita annum, transportation type – passenger vehicle, introduction year in the country and grouped fleet. Our contribution considers the target of electric vehicles for 2021 and your exclusive use for passengers transport, being included in this study, Brazil. Brazil may come to have an increase in the number of electric vehicles, provided that there are government incentives and actions, as we propose in the analysis of the Brazilian scenario.

Defesa: 25/08/2016

Banca Examinadora

Orientador(a): Cresencio Silvio Segura Salas (Lactec)
Membro da Banca: Sebastião Ribeiro Júnior (Lactec)
Membro da Banca: Débora Cíntia Marcilio (Lactec)
Membro da Banca: Rogers Demonti (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Veículo elétrico, análise estatística, regressão linear, modelagem das variáveis, market share.

Keywords: Electric vehicle, statistical analysis, linear regression, variables modeling, market share.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.