Publicada em

30/08/2016

Ana Julia Pigatto Belloni

175 – Sistema híbrido fuzzy e ahp para análise de modelo de negócios baseado em business model canvas e swot

Resumo

Muitas vezes um gestor não consegue descrever o seu negócio e as variáveis que o compõem, identificando de forma clara e holística como suas decisões impactam na estratégia. A fim de oferecer um sistema inteligente de suporte à tomada de decisão na definição de modelos de negócios foi desenvolvida uma ferramenta que busca quantificar através do fuzzy AHP as impressões qualitativas acerca do negócio, sob o aspecto de forças, fraquezas, ameaças e oportunidades (matriz SWOT), integradas com o Canvas de Modelos de Negócios. Neste trabalho, o estado da arte foi levantando a partir de uma busca estruturada de bibliometria para definir tanto os conceitos de gestão, como planejamento estratégico e modelo de negócios, quanto os de análise, que são os fuzzy e o AHP. Na modelagem da ferramenta, desenvolveu-se um questionário para a coleta da impressão do usuário e definiram-se os critérios e escalas de avaliação. Tal ferramenta permite um cascateamento de um número macro que mapeia a situação analisada a um nível micro, onde é possível comparar dimensões Canvas, uma a uma, em cada aspecto de força, fraqueza, oportunidade e ameaça, quantificando os elementos subjetivos da elaboração do modelo de negócios, a fim de que o mesmo seja “diagnosticável” e comparável Esse questionário foi aplicado em uma empresa de tecnologia para mapear a situação atual e também para fazer a comparação da evolução do modelo de negócio frente ao cenário de 2011 vs o cenário de 2016. Com a aplicação prática da ferramenta foi possível identificar que ao se quantificar impressões qualitativas é possível avaliar o panorama atual de maneira consolidada, fornecendo subsídios aos gestores no processo de tomada de decisão.

Abstract

Often a manager can not describe his business and the variables that compose it, clearly and holistically identifying how his decisions impact the strategy. In order to provide an intelligent system for decision support in the definition of business models, a tool has been developed that seeks to quantify through AHP fuzzy the qualitative impressions about the business, under the aspect of strengths, weaknesses, threats and opportunities (matrix SWOT), integrated with the Business Model Canvas. In this work, the state of the art was raised from a structured search of bibliometrics to define both the concepts of management, strategic planning and business model, as well as analysis, which are fuzzy and AHP. In the modeling of the tool, a questionnaire was developed to collect the user’s impression and the criteria and scales of evaluation were defined. This tool allows a cascading of a macro number that maps the analyzed situation to a micro level, where it is possible to compare canvas dimensions one by one in each aspect of strength, weakness, opportunity and threat, quantifying the subjective elements of the elaboration of the model So that it is “diagnosable” and comparable This questionnaire was applied in a technology company to map the current situation and also to compare the evolution of the business model against the scenario of 2011 vs. the scenario of 2016. With the practical application of the tool it was possible to identify that when quantifying qualitative impressions it is possible to evaluate the current panorama in a consolidated way, providing subsidies to the managers in the decision making process

Data da defesa: 30/08/2016

Banca Examinadora

Orientador(a): Alexandre Rasi Aoki (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Edson Pinheiro Lima (PUCPR)

Palavra(s)-Chave: Business Model Canvas. Fuzzy AHP. SWOT. Tomada de decisão.

Keywords: Business Model Canvas. Fuzzy AHP. SWOT. Decision making.

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