Os desafios para a capacitação de profissionais com a formação em nível superior, críticos e reflexivos, busca-se criar novas formas para facilitar os processos de aprendizagem, desenvolvendo-os menos disciplinadores, e mais importante, para a recriação de profissionais pensantes, vivos, sensíveis e atuantes na construção de uma sociedade mais igualitária, deste modo os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, e o jogo didático caracteriza-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos por favorecer a construção do conhecimento ao aluno. Assim, a proposta desenvolvida teve por objetivos elaborar e avaliar um instrumento didático de apoio, que auxilie na compreensão e aprendizagem do conteúdo contendo uma metodologia para o suporte ao ensino no curso de Logística Empresarial. Com elementos simples como o tabuleiro, dados do jogo, as cartas e os pinos, permite grande flexibilidade, integração e amplitude de temas sobre a logística empresarial ao discente, que a seu critério, ou conforme o andamento da disciplina consegue enfatizar os temas e dar a profundidade desejada do conhecimento facilmente através da ludologia. Uma das características do jogo é que todos jogam até o final estimulando o ensino aprendizagem. Os objetivos do estudo em desenvolver e verificar a eficiência do instrumento e a metodologia, testando em ambiente físico, foi demonstrado com os resultados após a aplicação do instrumento para os discentes. No estudo observa-se a evolução das ementas dos tópicos abordados, 58% destes conteúdos obtiveram um percentual igual ou superior a 9% de aderência, 33% destas ementas com 8% de aderência. Um protótipo do jogo foi confeccionado e avaliado por alunos e professores de uma instituição localizada no bairro do “Bacacheri” no nordeste de Curitiba, indicaram que os discentes e docentes gostaram do jogo, que a maioria dos alunos aprendeu sobre o tema abordado, e que os jogos elaborados auxiliam os professores no processo de ensino, bem como favorecem a apropriação desses conhecimentos pelo aluno.
The challenges for the training of professionals that look for an academic degree, be critical and reflective, it moves forward to create new ways to accelerate the learning process, developing them to be more flexible, and most important, focused on the generation of professionals that are thinking, living, responding and being engaged to build an equalitarian society. Based on this, the didactic materials are an essential tool for the processes of teaching and learning, and the didactic game is characterized as an important and feasible alternative to assist in such processes by encouraging the construction of student knowledge. Thus, the proposal developed aimed to develop and evaluate a didactic tool, which will aid in the content understanding and learning built in a methodology to support teaching in a Logistics course. With simple elements such as the board, game data, the cards and pins, it allows a great flexibility, integration and coverage of subjects of Logistics to the students, who can improve, step by step, the progress of the discipline and also can expand their knowledge and go deeper easily through ludology. Until the end of the game the player is stimulated to improve the teaching and learning. The objectives of this study is to develop and verify the efficiency of the tool and methodology, testing in physical environment, it has been demonstrated with the results after the implementation of the tool for the students. The study shows the evolution of Program of Studies covered, 58% of this Program obtained a percentage equal to or greater than 9% of adhesion, 33% of this Program with 8% of adhesion. A prototype of the game was built and evaluated by the teachers and the students of an organization located in the district of “Bacacheri”, on the northeast of Curitiba. It was observed that students and teachers enjoyed the game, its majority learned about the covered topic and that the game assisted the professors in the teaching process as it encourages the appropriation of knowledge by the student.
Data da defesa: 26/08/2016
Banca Examinadora
Orientador(a): Eduardo Marques Trindade (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Cesar Dechechi (UNIOESTE)
Palavra(s)-Chave: Metodologia de Ensino, Logística Empresarial, Jogos de tabuleiros.
Keywords: Teaching Methodology, Business Logistics, Didactic Games.