Publicada em

19/08/2016

Rosildo Trudes Verissimo

173 – Avaliação da eficiência de tecnologias aplicadas em cursos de educação a distância

Resumo

Com o avanço da informática e da internet, as formas de transmissão de conhecimentos e pesquisa de informações se modificaram. Como muitas pessoas não têm tempo de frequentar uma sala de aula presencial, a opção passou a ser a educação a distância, pela facilidade do aluno estudar no seu ritmo. O estudo acontece em tempos e espaços diferentes e passou a ser realizado em ambientes virtuais de aprendizagem, por meio de redes sociais, como blogs, chats e vídeo aulas. Ainda existe uma resistência com relação ao ensino ofertado à distância, via web. Esta resistência vem de várias instituições de ensino, alunos, professores e empresas que não se adaptaram com o novo, pela familiarização com a tecnologia e por mitos que existem sobre estudar a distância. Também há resistência maior no setor público que no privado, pois, existem várias reclamações de órgãos públicos que recusam candidatos aprovados em concursos, que realizaram os estudos na modalidade a distância. Para verificar as etapas da concepção à conclusão dos cursos promovidos a distância, foi utilizada a metodologia Spider, que contempla 5 fases: planejamento, produção, implantação, operação e avaliação. Foi desenvolvida uma página de internet para ofertar os cursos, produzidos os cursos de folha de pagamento, marketing pessoal, plano de negócios e vendas, em três diferentes tecnologias de informação e comunicação (blog, chat, vídeo aula) cada curso, aplicado avaliações, coletado respostas para o banco de dados. Com a coleta das respostas, foi realizada a verificação do método mais eficiente e serviu como base para estabelecer qual a tecnologia foi a mais apropriada para ser usada em cada curso. Identificou-se também que em todos os cursos aplicados nas tecnologias usadas, foram apontados bons resultados para diferentes tecnologias, em diferentes contextos e como era esperado, foram apontados alguns resultados negativos na coleta dos dados. Isso mostrou que nas diversas tecnologias utilizadas para a oferta dos cursos, não existe uma tecnologia melhor para oferta dos cursos, pois, são perfis diferentes de alunos. Alunos escolhem determinadas tecnologias pela familiaridade e facilidade de acesso. Isto impacta na utilização e no grau de conhecimentos adquiridos com relação aos conteúdos ofertados.

Abstract

The ways to spread knowledge and research changed with the advance of computer science and internet. As many people don’t have time to go to regular classes, the option became the e-learning, because of the ease for the student to learn at their own pace. The study happens in different times and environments, and it reached the cloud throw social media, such as blogs, chats and video lessons. There is still some resistance to e-learning, mainly from the institutes of education, students, lecturers and organizations which are not adapted with this new context, or with the technology used and because of some myths related to e-learning. Futhermore, there is more resistance within the public sector than with private organizations, because of many complains of candidates from e-learning who were refused by public organizations, even when they were approved on exams for the job positions. The methodology used to verify the steps to design and implement the e-learning was the spider framework, that consists of three phases: planning, design, implementing, operate and evaluation. A webpage was developed to offer the courses, that were paycheck, personal marketing, business planning and selling courses. All of them were hold in three different platforms (blog, chat and video lessons). The data from the exams for each course were collected and there was an evaluation to verify which was the most efficient method and to determine which one was more adequate to each course. It was as well possible to verify that all the methods had good results in different contexts, and as it was expected, there were also bad results. Overall, it showed that from all the platforms used there is not one that is more suited for e-learning, as there are different types of student. Each student chooses the technology for the familiarity and ease to access. This has a major impact on the use and how much they learn from all the knowledge offered.

Data da defesa: 19/08/2016

Banca Examinadora

Orientador(a): Eduardo Marques Trindade (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Marques Trindade (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Cesar Dechechi (UNIOESTE)

Palavra(s)-Chave: Educação a distância. Tecnologias de Informação e Comunicação. Eficiência.

Keywords: E-learning; Information Technology Communication; Efficiency.

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