Publicada em

18/08/2016

Pedro Henrique Bortotti Favero

172 – Processo de gamificação para simulação de uma empresa atuante na área do ensino superior

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de propiciar aos funcionários de uma instituição de ensino a possibilidade de treinamento a partir da gamificação. Com base em pesquisas sobre métodos de treinamento, encontrou-se uma técnica denominada de gamificação, que possibilita treinar os funcionários de forma mais atraente, menos cansativa e estressante. Essa técnica constitui-se no processo de transformar as atividades rotineiras da empresa em missões dentro de um jogo, tornando assim, as atividades motivadoras aos jovens que estão adentrando ao mercado de trabalho no contexto atual. Entendendo a importância da criação de um jogo que pudesse tornar a execução de tarefas, outrora rotineiras e desgastantes, em algo prazeroso, buscou-se através da literatura, estudos que norteassem o desenvolvimento do jogo. Nesse contexto, foram pesquisadas a origem, evolução e elementos da gamificação, processos para desenvolvimento de jogos e técnicas de ensino. Vencida essa etapa, buscou-se uma instituição que pudesse ser o objeto de estudo para a aplicação do jogo, como também, a definição da modalidade de pesquisa. De acordo com a literatura, escolheu-se a modalidade de estudo de caso por ser a que melhor se enquadrou nos propósitos desta pesquisa, por possibilitar o estudo em profundidade em uma organização. Com isso, iniciou-se o desenvolvimento do software que envolveu as seguintes fases: definição do motor gráfico, desenvolvimento do ambiente jogável, definição e criação dos scripts a serem utilizada, implantação da missão (atividade rotineira) e por fim aplicação do teste. Com a aplicação do software foi possível obter resultados positivos, como controles do personagem, ambiente jogável, e uma análise envolvendo a psicóloga organizacional com a utilização do método behaviorista, através da qual ela considerou o software capaz de treinar funcionários através da adaptação das missões nos respectivos setores, alcançando assim o objetivo proposto.

Abstract

This study was developed in order to enable employees of an educational institution the possibility of training with different techniques. Based on researches on coaching methods, we found a technique known as gamification, which enables to coach employees on a more attractive, less tiresome and less stressful way. This technique constitutes on the process of transforming the routine activities of the company in missions within a game, thereby, making activities to young people who are entering the labor market nowadays more attractive. Understanding the value of creating a game which can turn the execution of tasks, that can sometimes be routine and stressful, into something enjoyable, we sought through literature studies that show how to develop this type of game. In this context, we researched the origin, evolution and elements of gamification, processes for game development and coaching techniques. After this step, we looked for an institution that could be the object of study for the game application, as well as the definition of the research mode. According to the literature, the case study method is the one that best fits the purposes of this study because it is an in-depth study in a single organization. Thus began the development of the software which had taken the following phases: graphics engine definition, playable environment development, definition and creation of scripts to be used, mission implantation (routine activity) and finally tests application.  With the implementation of the software is was possible to obtain positive results, such as character control, playable environment, and a behaviorist analysis made by a psychologist show that the software is useful to coach employees when adapting for each sector, achieving the proposed objective.

Data da defesa: 18/08/2016

Banca Examinadora

Orientador(a): Sebastião Ribeiro Júnior (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Rodrigo Jardim Riella (Lactec)
Membro da Banca: Sergio Scheer (Lactec)

Palavra(s)-Chave: Gamificação, Desenvolvimento de Jogos, Treinamento.

Keywords: Gamification, Game Development, Training.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.