Publicada em

30/05/2016

Marcelo Tanaka

165 – Metodologia para a distribuição orçamentária na rede federal de educação profissional, científica e tecnológica

Resumo

A crescente demanda por informações que auxiliem no desenvolvimento socioeconômico do Brasil, impulsionadas pelas políticas públicas de inclusão no ensino, consolidou-se com a disseminação da utilização de indicadores de desempenho. Esta pesquisa tem por objetivo propor uma metodologia para a elaboração de um indicador que auxiliará as organizações públicas em uma gestão mais eficiente, econômica e transparente na utilização e distribuição dos recursos públicos. A importância do planejamento estratégico, da gestão estratégica, dos indicadores de desempenho e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foram abordados na revisão da literatura técnico-científica. As ferramentas de tecnologia da informação (TI), principalmente da tecnologia de Business Intelligence (BI), que incorporam os sistemas de apoio à decisão, foram revisadas para esta dissertação e serão utilizadas no desenvolvimento da metodologia. A metodologia consiste na aplicação de um questionário denominado de “Pesquisa para o Desenvolvimento de Tecnologia”, baseando-se nos indicadores educacionais obtidos do Tribunal de Contas da União (TCU), da matriz orçamentária do IFPR e do PDI/IFPR. Com o resultado do questionário aplicado elaborou-se o indicador de gestão e, acrescentando-se os dados obtidos de sistemas acadêmicos, relatórios de gestão e portais de informação do IFPR às ferramentas de apoio à decisão, formou-se um estudo de caso. Para auxiliar no estudo de caso e na visualização dos resultados desta etapa foi utilizado um software de BI, contemplando os componentes estudados de um sistema de apoio à decisão. O estudo de caso é apresentado em uma instituição educacional (IFPR), multicampi (20 campi estabelecidos), com aproximadamente 10.000 alunos e 2.000 servidores públicos (técnicos administrativos e docentes) e com cursos de vários níveis de ensino. Isso ressalta a complexidade do controle organizacional e da distribuição orçamentária da instituição e da necessidade de um controle efetivo para a tomada de decisão. Este controle dar-se-á através da utilização de indicadores de desempenho. Para a pesquisa foi utilizado somente um indicador de gestão, englobando os indicadores educacionais pesquisados, auxiliando na gestão e na tomada de decisão dos gestores do IFPR.

Abstract

The growing demand for specialized information to assist in the socioeconomic development of Brazil, driven by more inclusive education public policies, was consolidated with the dissemination of the use of performance indicators. This research aims to propose a methodology for the development of an indicator that will help public organizations to achieve a more efficient, economical and transparent management of use and distribution of public resources. The importance of strategic planning, strategic management, performance indicators and the Institutional Development Plan (PDI) of the Federal Institute of Paraná (IFPR) were covered in the scientific and technical literature review. The information technology (IT) tools, especially the Business Intelligence (BI), technology that incorporate decision support systems have been revised for this dissertation and will be used in the methodology development. The methodology involves the application of a questionnaire called “Research for Technology Development”, based on educational indicators obtained from the Union Audit Court (TCU), the budget matrix of IFPR and PDI/IFPR. Findings from those questionnaires help the management indicator to be created; once the indicator was created and adding the data of academic systems, management reports and IFPR information portals to tools to support decision, the case study was established. In order to provide assistance in the case study and the results of this step visualization, a Business Intelligence (BI) software was used, covering the components studied a decision support system. The case study is presented in an educational institution (IFPR) multicampi (20 established campi), with approximately 10,000 students and 2,000 civil servants (administrative staff and teachers) and courses of various levels of education. This scenario highlights the complexity of organizational control and budgetary distribution of the institution and the need for an effective control of such administrative decisions and decision makings. This control will be given through the use of performance indicators. The study uses one indicator of management, encompassing several educational indicators surveyed together, in order to assist in the management and decision making of IFPR managers.

Data da defesa: 30/05/2016

Banca Examinadora

Orientador(a): Débora Cintia Marcilio (Lactec)
Membro da Banca: Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Daniel Henrique Marco Detzel (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Liquio Takao (UFPR)

Palavra(s)-Chave: Gestão Recursos Públicos, Planejamento Estratégico, Indicadores de Gestão, Sistemas de Apoio à Decisão, Business Intelligence, Distribuição Orçamentária.

Keywords: Management Public Resources, Strategic Planning, Management Indicators, Systems Decision Support, Business Intelligence, Budget Distribution.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.