Eficiência energética passou a ser um item de total importância no meio das organizações e foco de implantação para melhoria constante, especialmente em empresas que possuem seus processos de produção e/ou produto final comercializado com uma grande fatia dependente de equipamentos e máquinas ligados à energia elétrica, como o setor de hipermercados, em que a despesa com energia elétrica em uma planta tem grande representatividade nos custos. Este trabalho propõe a criação de uma metodologia para identificar e ranquear as lojas de uma rede de varejo de hipermercados, ligada ao setor de comercialização de alimentos, levando-se em conta critérios ligados à eficiência energética, direta ou indiretamente, através da análise Multicritérios com a metodologia AHP (Analytic Hierarchy Process). O modelo proposto considera critérios de escolha quantitativos e qualitativos, utilizando dados gerados, como, por exemplo, de contas de energia, temperatura média externa, dentre outros, com objetivo de fornecer suporte necessário para a implantação de ações de melhorias, como substituição de equipamentos, reformas de áreas, troca de iluminação, etc., por sistemas mais eficientes, bem como a redução de multas por não conformidades com fatores de energia determinados pela ANEEL, como baixo fator de potência. Para se validar a metodologia foi desenvolvido um estudo de caso com uma rede de hipermercados considerando 120 lojas em todo o território nacional. O ranking final, obtido pela aplicação do modelo baseado na análise multicritério AHP, aponta as lojas que possuem maior ou menor índice para apoio decisório e priorização de ações de eficiência energética. Uma análise dos resultados é realizada e cita os fatores que estão ligados à eficiência energética, como, por exemplo, consumo de energia, multas por baixo fator de potência ou até mesmo a má qualidade de prestação dos serviços técnicos e que podem, isoladamente ou em conjunto, levar a loja a ter uma boa ou má colocação no ranking final. Por fim, são sugeridas algumas propostas em curto e médio prazo que podem ser aplicadas às lojas, sendo, neste caso, objeto de estudo futuro.
This paper proposes a methodology to identify and to rank the stores of a hypermarket retail chain. The food trade is the business of these stores. The methodology formulates an assessment strategy based on energy efficiency criteria through Multi-criteria analysis with AHP method (Analytic Hierarchy Process). The proposed model considers qualitative and quantitative selection criteria, using generated data, for example, energy bills, average external temperature, maintenance costs, among others. The purpose is to provide necessary support for the implementation of improvement actions, such as replacing equipment with more efficient systems, reforms of systems and the reduction of penalties for non-compliance with power factors limits determined by ANEEL. A case study presented includes an evaluation of the methodology with 120 stores throughout the country. The application of the model developed based on multi-criteria analysis AHP provides a ranking of the industry’s retail stores most in need of energy efficiency actions. We also carry out an analysis of some energy efficiency factors, such as the stores’ energy consumption and energy bills, average external temperature, maintenance costs, among others, to weigh their influences on the final ranking. In conclusion, we provide a tool that supports the decision makers regarding the stores’ maintenances, refurbishments, and others energy efficiency action plans for short and medium terms.
Data da defesa: 24/02/2016
Banca Examinadora
Orientador(a): Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Renato de Arruda Penteado Neto (Lactec)
Membro da Banca: James Alexandre Baraniuk (UFPR)
Palavra(s)-Chave: Eficiência energética. Analytic Hierarchy Process (AHP). Hipermercados. Tomada de decisão multicritério.
Keywords: Energy efficiency. Analytic Hierarchy Process (AHP). Hypermarket. Multicriteria decision.