Publicada em

01/06/2015

Harlen Feijó Bório

140 – Estudo das emissões de aldeídos totais e de emissões legisladas em um motor euro v com óleo diesel de diferentes teores de biodiesel e de enxofre

Resumo

O Ministério do Meio Ambiente estabeleceu na década de 1980 o PROCONVE – Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores. Neste programa os veículos foram divididos em dois grandes grupos: veículos leves e veículos pesados. Para os veículos pesados foram determinados limites de emissões de CO (monóxido de carbono), THC (total de hidrocarbonetos), NOx (óxidos de nitrogênio) e MP (material particulado). Entretanto, não foram estabelecidos limites para os aldeídos e compostos. Na literatura disponível não foram encontrados estudos conclusivos a respeito de aldeídos em motores do ciclo diesel. O objetivo deste trabalho foi medir a emissão de aldeídos e as emissões legisladas de um motor do ciclo diesel pertencente à fase P7 do PROCONVE. Para efetuar a coleta de aldeídos foram feitos testes correlacionando a coleta de aldeídos pelo sistema normatizado denominado frascos lavadores (impingers) e pela técnica de coleta por cartuchos. A coleta de aldeídos presentes nos gases de escape é dificultada tendo em vista o perfil dinâmico e transiente do fluxo destes gases ao saírem do coletor de escapamento dos motores. Para efetuar a coleta de amostra do gás de exaustão do motor foi necessário projetar e construir um equipamento no âmbito deste trabalho. O equipamento foi intitulado Unidade Móvel Autônoma (UA). Para comprovar a qualidade da UA foram realizadas correlações entre os resultados da metodologia de coleta tradicional e da UA. Os ensaios no motor diesel foram realizados em uma sala de ensaios equipada para medição de emissões da classe EURO V, nos ciclos ESC e ETC, utilizando um motor 4,6 litros, 190 CV, dois turbo-compressores, sistema de injeção Common Rail, tecnologia EGR, fase P7 PROCONVE. Foram utilizados sete diferentes combustíveis: diesel padrão, misturas S10-B5, S10-B7, S10-B20, S500-B5, S500-B7, S500-B20. Os dados foram tratados usando a Análise de Variância (ANOVA) e os resultados mostram uma tendência no aumento dos aldeídos totais com o uso do combustível S500 quando comparado ao S10 e que as emissões de formaldeído são maiores que as de acetaldeído. Mostram, ainda, que participação de biodiesel em até 20% na mistura, não é significativa para o motor EURO V e que o nível de emissões geradas no ciclo ETC é maior, quando comparado com o ciclo ESC.

Abstract

The Brazilian Ministry of the Environment established in the 1980s a national program to control the air pollution from vehicles – PROCONVE. The PROCONVE program was divided into two groups: light and heavy vehicles. Regarding light vehicles the exhaust gases emissions are limited on the following components: CO (carbon monoxide), THC (total hydrocarbons ), NOx (nitrogen oxides) and PM (particulate matter). Howeveraldehyde emissions from heavy combustion engines are not legislated. The international literature does not provide conclusive studies on aldehydes from Diesel engines. The objective of this study was to measure aldehyde and legislated emissions from a PROCONVE P7 (Euro V) Diesel engine. To collect appropriately the exhaust gas sample, one new instrument was developed and constructed. This paper covers in detail the related instrument. The measurements were carried out in a EURO V test laboratory according to ETC (European Transient Cycle) e ESC (European Stationary Cycle) cycles. The engine was fuelled with 5, 7 and 20%v/v diesel/biodiesel blends. The results show that the participation of biodiesel up to 20% in the fuel does not provoke significant changes on the aldehyde emissions. Emissions results from ETC cycle tend to be higher when compared with ESC cycle.

Harlen Feijó Bório

Data da defesa: 01/06/2015

Banca Examinadora

Orientador(a): Renato De Arruda Penteado Neto (Lactec)
Membro da Banca: Mauricio Pereira Cantão (Lactec)
Membro da Banca: Pedro Caffaro Vicentini (PETROBRAS)

Palavra(s)-Chave: Emissões veiculares. Aldeídos. Motor diesel.

Keywords: Vehicle emissions. Aldehydes. Diesel engine.

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