Publicada em

29/07/2014

Fabiana Patrzyk

122 – Desenvolvimento de metodologia educacional de eficiência energética aplicada ao ensino infantil

Resumo

Na busca por eficiência energética nas residências, destacam-se duas estratégias importantes: a introdução de novas tecnologias e a mudança de hábitos de consumo, incentivadas por programas e políticas de conservação e uso racional de energia. Diante desse cenário, esta dissertação pretende identificar a relação entre consumo de energia e os hábitos finais de uso das famílias pesquisadas, por meio de um método de eficiência energética baseado em projetos educacionais já existentes no Brasil. A metodologia desenvolvida leva em consideração a faixa etária das crianças, instituindo uma concepção interacionista de aprendizagem, defendida por Levi Vygotsky, pensador da pedagogia contemporânea, que defendia que as relações sociais tinham um papel preponderante ao desenvolvimento intelectual. A metodologia considera, também, o Protocolo Internacional de Medição e Verificação do Desempenho Energético PIMVP – EVO (2007), o Método Z-Score Modificado para a identificação de outliers compilados no software Matlab® (MATrix LABoratory), bem como possibilita observar se a relação entre as atividades pedagógicas desenvolvidas e os hábitos e atitudes incorporados pelos alunos estão sendo refletidos na redução do valor das faturas de energia elétrica, em seus domicílios residenciais. Do mesmo modo, considera “ajustes”, ou eventos físicos identificáveis, tais como as diferentes médias de temperatura do ano, a inclusão de ocupantes no espaço e aumento da utilização de equipamentos elétricos no sistema. A metodologia desenvolvida foi aplicada em uma instituição privada de educação infantil, em Curitiba – PR, com crianças em idade pré escolar, na faixa etária de quatro e cinco anos de idade. A coleta de dados se deu por meio de um questionário de Posses e Hábitos de Consumo das famílias pesquisadas incluindo número de moradores residentes no domicílio, renda, eletrodomésticos, luminárias dispostas nos cômodos, bem como, o histórico do consumo da fatura mensal de energia decorrente de 12 meses, aplicado em duas fases: antes e após a aplicação da metodologia, em um intervalo de três meses. A avaliação dos dados obtidos demonstra que a estratégia foi eficiente, tendo impactos positivos na diminuição do consumo das residências, uma vez que a economia de energia economizada durante o período de estudo foi de 4%, incluindo um fator de correção da temperatura, uma vez que 2013 configurou-se com temperaturas mais baixas que as relacionadas ao ano anterior. Já para o grupo de controle, o qual não teve a metodologia educacional aplicada, os dados sugerem um aumento de consumo de energia mensal, o qual chegou a 47%, demonstrando a necessidade de se incorporar a metodologia deste trabalho no currículo escolar voltados ao consumo sustentável, buscando disseminar informações de combate ao desperdício de energia, bem como capacitar multiplicadores nas concessionárias de energia elétrica, que por sua vez treinam professores dentro do mesmo processo metodológico.

Abstract

Seeking energy efficiency at residence, there are two important highlight strategies: the introduction of new technologies and consumer habits changing, encouraged by conservation and rational use of energy programs and policies. Given this scenario, this work aims to identify the relationship between energy consumption and end-usage habits of households surveyed, by means of a method based on energy efficiency in existing educational projects in Brazil. The methodology takes into account the age of children, establishing an interactionist conception of learning advocated by Levi Vygotsky, thinker of contemporary pedagogy, which argued that social relations had a leading role in intellectual development. The methodology also considers the IPMVP-International Performance Measurement and Verification Protocol – EVO-Efficiency Valuation Organization (2007), the Z-Score modified method for identifying outliers compiled in Matlab® (MATrix LABoratory), and it observe allows the relationship between developed educational activities and habits and attitudes are being reflected by the students on reducing the electricity bills in their residential homes. Similarly, considers ‘adjustments’ or identifiable physical events, such as different temperature averages of the year, the occupants inclusion in space and increased use of electric equipment in the system. The methodology was applied in a private early childhood institution located in Curitiba city, state of Paraná, with age group four and five years old. The data aquisition was done by possessions and consumption habits questions for each family researched including household members, salary, household appliances, lamps arranged in rooms, as well as the consumption of energy due monthly bill 12 months, applied in two phases: before and after methodology applied in an interval of three months. The data evaluation obtained shows that the strategy was effective, having a positive impact on decreasing households consumption, since the economy of energy saved during the study period was 4%, including a correction temperature factor, since 2013 is set at a lower temperature than those related to the year before. As for the control group, which not have the educational methodology applied, the data suggest a consumption increase per monthly energy consumption 47%, demonstrating the necessity to incorporate the methodology of this study in the school curriculum aimed at sustainable consumption, in order to disseminate information to combat energy waste, as well to capacitate multipliers at electric utilities and them to be able to training teachers in the same methodological process.

Data da defesa: 29/07/2014

Banca Examinadora

Orientador(a): Lúcio de Medeiros (Lactec)
Membro da Banca: Eduardo Marques Trindade (PRODETEC)
Membro da Banca: Jamil Haddad (UNIFEI)

Palavra(s)-Chave: Educação infantil. Projetos educacionais. Eficiência energética.

Keywords: Children education. Educational projects. Energy efficiency.

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.