Publicada em

25/02/2014

Kátia Cristine Da Costa Silva

106 – Estudos de emissões legisladas, álcool não queimado e potencial de formação de ozônio de um veículo leve bicombustível

Resumo

Com o rápido aumento do número de veículos Flex Fuel no mercado nos últimos anos, o consumo de etanol também aumentou. Como consequência, uma grande presença de álcool não queimado é esperada nas emissões de gases dos veículos. O objetivo deste trabalho foi medir o álcool não queimado, emissões legisladas e precursores de ozônio de um veículo de passageiros alimentado com combustível com diferentes teores de etanol. Um carro de passeio, ciclo Otto, foi testado em um dinamômetro de chassis de acordo com a norma brasileira NBR 6601, ciclo FTP-75. O carro foi abastecido com gasolina com 22% de etanol (A22), 31% de etanol (A31), 85% de etanol (A85) e etanol hidratado de referência (EHR). Emissões legisladas, tais como hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO), oxidos de nitrogênio (NOx), dióxidos de carbono (CO2)  e metano (CH4) foram medidas em bancadas contendo analisadores de gases. Os aldeídos foram medidos pela técnica de High Perfomace Liquid Chromatography (HPLC) de acordo com a norma brasileira NBR 12026. O álcool não queimado foi medido utilizando duas técnicas diferentes: análise por Fourier Transformed Infrared (FTIR) e Gas Chromatography (GC). Além disso, a formação de precursores de ozônio também foi testada e medida por meio de um analisador de ozônio. A principal conclusão foi que as emissões de álcool não queimado aumentam diretamente com a proporção de etanol no combustível e que, como os veículos movidos a álcool são amplamente utilizados, o efeito de álcool não queimado na qualidade do ar não pode ser ignorado. O mesmo aumento foi observado no HC, CH4, NMHC, CO e nas emissões de aldeídos. As emissões de CO2 diminuiram com o teor de etanol. O aumento da geração de ozônio também foi constatado diretamente com a exposição dos gases de escape à radiação solar.

Abstract

With the rapid increase in the number of Flex Fuel vehicles on the market in recent years, consumption of ethanol also increased. As a result, a large presence of unburned alcohol emissions is expected mainly in big cities. The objective of this study was to measure the unburned alcohol, legislated emissions and ozone precursors of a passenger vehicle fueled with different gasoline/ethanol blends. One Otto cycle vehicle has been tested on a chassis dynamometer according to the Brazilian standard NBR 6601, FTP-75 cycle. The car was fueled with different gasolines with 22% ethanol (A22), 31% ethanol (A31), 85% ethanol (A85) and hydrous ethanol (EHR). Legislated emissions such as hydrocarbons (HC), carbon monoxide (CO), nitrogen oxides (NOx), carbon dioxide (CO2) and methane (CH4) were measured in conventional automotive emission benches. The aldehydes were measured by using the High Performance Liquid Chromatography (HPLC) according to the Brazilian standard NBR 12026. Unburned alcohol emissions were measured by using two different techniques: Fourier Transformed Infrared analysis (FTIR) and Gas Chromatography (GC). To measure the ozone formation one specific ozone analyzer has been used. The main conclusion was that the emissions of unburned alcohol increase directly with the proportion of ethanol in the fuel. As ethanol-fueled vehicles are widely used, the effect of the unburned alcohol emissions in air quality cannot be ignored. The same increase was observed in HC, CH4, NMHC, CO and aldehydes. On the contrary, CO2 emissions decreased with the ethanol content. Increased ozone formation was observed directly with the exposure of the exhaust gases to solar radiation.

Data da defesa: 25/02/2014

Banca Examinadora

Orientador(a): Renato de Arruda Penteado Neto (Lactec)
Membro da Banca: Akemi Kan (Lactec)
Membro da Banca: Mauricio Pereira Cantão (PRODETEC)
Membro da Banca: Pedro Caffaro Vicentini (PETROBRAS/CENPES)

Palavra(s)-Chave: Emissões veiculares. Álcool não queimado. Formação de ozônio.

Keywords: Vehicular emissions. Unburned alcohol . Ozone formation.

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