Publicada em

12/04/2007

Carlos Vicente Gomes Filho

06 – Levantamento do potencial de resíduos de borracha no Brasil e avaliação de sua utilização na indústria de construção civil

Resumo

Este trabalho teve por objetivo estudar a geração de pneus inservíveis e as formas existentes para seu processamento e aproveitamento pela indústria da construção civil. Um estudo experimental foi conduzido com o intuito de verificar a viabilidade técnica e econômica de produtos de concreto pré-fabricados, utilizando borracha agregada. Os corpos-de-prova foram moldados com teores de borracha entre 0 e 20% nas granulometrias compreendidas entre 0,15 e 4,8 mm . Os resultados indicaram que o concreto com adição de 5% borracha apresentou resistência à compressão de 27,1 MPa, podendo ser utilizado em pré-moldados com função estrutural. Os concretos com 10% e 15 % de borracha agregada apresentaram resistências à compressão de 20,3 e 19,0 MPa, respectivamente, podendo ser utilizados em obras não-estruturais. O concreto com 20% de borracha apresentou baixa resistência à compressão, sendo descartado seu uso em pré-moldados. A análise econômica indicou uma redução de até 7,6% no custo do concreto com borracha se comparado com o concreto convencional. Além da viabilidade comercial, o concreto com borracha apresentou inúmeras outras vantagens, tais como a redução do peso, o que facilita a manipulação e diminui o desgaste de equipamentos. A grande quantidade de pneus inservíveis gerados ao longo dos anos no Brasil constitui uma fonte de matéria-prima reciclável que pode ser aproveitada na fabricação de produtos destinados à construção civil. Desta forma, a utilização da borracha reciclada pode possibilitar a preservação das reservas naturais e a comercialização de produtos ecologicamente aceitáveis e economicamente viáveis.

Abstract

This research has for objective study the generation of used tires and the existing forms for its processing and utilization in the civil construction industry. An experimental study was led to verify the economic and technical viability of products of prefabricated concrete with rubber aggregate. The bodies-of-proof were modeled with rubber contents between 0% and 20% in the rubber particles comprehended between 0.15 and 4.8 mm . The results indicated that the concrete with 5% rubber addition presented compressive strength of 27.1 MPa, being able to be used in pre-moulded components with structural function. The concrete with 10% to 15% of aggregate rubber presented compressive strength of 20.3 MPa and 19.0 MPa, respectively, not being recommended for structural uses. The concrete with 20% of rubber showed a low compressive strength being discarded its use in pre-moulded. The economic analysis indicated a reduction of up to 7.6% in the concrete´s cost with rubber comparing the conventional concrete. Beyond the commercial viability, the concrete with rubber presents many other advantages such as: the reduction of the weight, which facilitates the manipulation and increase of the time of life of the equipament. The great amount of generated used tires along the years in Brazil constitutes a recycle raw material which can be used advantageously in the manufacture of products aimed to the civil construction cost. Moreover, the use recycled rubber would make possible the natural reserves preservation and commercialization ecologically acceptable and economically viable products.

Data da defesa: 12/04/2007

Banca Examinadora

Orientador: Kleber Franke Portella (Institutos Lactec)
Membro da Banca: Luiz Alkimin Lacerda (Institutos Lactec)
Membro da Banca: Sidnei Antônio Pianaro (UEPG)

Palavra(s)-Chave: Borracha; Pneu; Resíduo Sólido; Reciclagem; Construção Civil..

Keywords: Rubber; Tire; Solid waste; Recycling; Construction.

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