O objeto deste trabalho de dissertação de Mestrado é verificar o potencial de uso da tecnologia de barreiras acústicas para redução da poluição sonora causada pelo tráfego de veículos. Inicialmente, discorre-se sobre Acústica, som e parâmetros de medição, ondas sonoras, intensidade acústica, nível de pressão sonora, a percepção humana, a poluição sonora e o incômodo do ruído, os aspectos legais, a legislação ambiental, o ruído urbano e algumas formas de atenuação do ruído, principalmente com a utilização de barreiras acústicas e o uso de tecnologias desenvolvidas para esse fim. Apresentam-se alguns tipos de barreiras acústicas construídas com os diversos materiais adequados e indicados para cada situação. Foi elaborado um estudo de caso em que foram realizadas medições do Nível de Pressão Sonora em local próximo ao centro de pesquisa LAC – LACTEC – Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento na antiga BR-116 – hoje uma grande avenida que liga os bairros do Atuba (Norte) ao Pinheirinho (Sul) de Curitiba. Após a tabulação dos dados experimentais, utilizou-se modelo computacional, comparando-se seus resultados com os dados levantados. Com o resultado da simulação da implantação de barreira acústica de material reflexivo naquele local, pôde-se constatar o potencial de uso dessa tecnologia para a atenuação do incômodo do ruído causado pelo tráfego de veículos.
The objective of this research is to verify the potential use of the technology of acoustic barriers for the attenuation of noise caused by the traffic of vehicles. For this purpose, the following basic topics were reviewed: sound wave propagation, acoustic intensity, sound pressure level, measurement parameters, human perception to sound, urban noise pollution and legal aspects, noise attenuation with acoustic barriers and acoustic barrier types. A case study have been carried out nearby LACTEC research institute, in the old BR116 road, today a great avenue that joins the areas of Atuba (North) and Pinheirinho (South) in the city of Curitiba, Brazil. Sound Pressure Level measurements were taken at several distances from the road in different instants during the morning, showing a regular pattern of noise in this period. After the analysis of this experimental data, a numerical model based on the Boundary Element Method was employed to simulate sound propagation at the place of measurements, as well as the efficiency in noise attenuation when using a reflective acoustic barrier at different distances from the road. Comparisons between numerical and experimental data showed that the numerical model is appropriate for the simulation and that the insertion of an acoustic barrier is an effective method for the reduction of noise annoyance due to road traffic at the studied location.
Data da defesa: 08/03/2007
Banca Examinadora
Orientador: Luiz Alkimin Lacerda (LACTEC)
Membro da Banca: Vitoldo Swinka Filho (LACTEC)
Membro da Banca: José Antônio Marques Carrer (UFPR)
Palavra(s)-Chave: Poluição Sonora; Tecnologia; Meio-Ambiente.
Keywords: Noise pollution; Technology; Environment.